Uma aluna se confundiu com os pedais do carro quando estava fazendo a prova de direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e causou um acidente em Barcelona, na Serra, na manhã deste sábado (14). Ela estava realizando o teste da baliza quando, ao invés de pisar na embreagem, pisou no acelerador com o carro na marcha-ré. O veículo acabou voltando cerca de 100 metros e colidindo com outros dois carros de autoescola, que aguardavam na fila.
Conforme apuração da repórter Vivia Lima, da TV Gazeta, o carro acabou tombando após a batida. A aluna, que não foi identificada, ficou presa dentro do veículo e sofreu ferimentos no braço. O Corpo de Bombeiros chegou a ir ao local, mas ela não ficou presa as ferragens, a equipe não precisou atuar.
Imagens feitas por testemunhas mostram o carro virado com pessoas em volta tentando ajudar. Já o automóvel atingido ficou com a frente amassada. A mulher recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu/192). Ela foi encaminhada para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, mas estava consciente e lúcida.
O instrutor de autoescola Adinaldo Felipe Dalial presenciou o acidente e disse que foi um grande susto. “Ouvi o barulho do carro, um barulho diferente. E aí eu me levantei e vi o carro vindo na nossa direção. Eu pedi para o pessoal sair e me escondi atrás do poste perto”, contou.
Com o susto da colisão, algumas pessoas que estavam no local para fazer a prova ficaram abaladas e preferiram remarcar o teste. Porém, como o processo para conseguir a CNH estava vencendo para uma quantidade de alunos, eles precisaram fazer toda a avaliação ainda neste sábado.
Conforme apuração da TV Gazeta, quem estava na última chance para realizar a prova do Detran|ES chegou a conversar com os avaliadores para remarcar, já que era uma situação incomum. Entretanto, nenhum acordo foi feito. Uma das jovens que estava nessa situação, acabou reprovando, e outra desistiu devido ao nervosismo.
"O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que uma candidata à Habilitação perdeu o controle do carro durante a etapa de baliza em prova prática de direção veicular no município da Serra e colidiu em dois carros de autoescolas, que aguardavam na fila para fazer a prova, na manhã deste sábado (14). Imediatamente, o Samu, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para efetuar o atendimento.
O Órgão acrescenta que não há registro de ferimentos graves, a candidata estava fazendo o uso correto do cinto de segurança e isso a protegeu. Nenhum dos examinadores do Detran|ES e instrutores das autoescolas se feriram.
Após a liberação da área, os demais candidatos foram questionados se gostariam de fazer a prova, e aqueles que quiseram, seguiram com a programação normal.
Aqueles que optaram por não fazer terão suas provas práticas de direção veicular remarcadas para os primeiros meses de 2025.
O Detran|ES esclarece que todos os procedimentos de exames de trânsito seguem as normativas nacionais e também por Instrução de Serviço específica do Detran|ES, em que dizem não ser obrigatória a presença de examinador no veículo durante a baliza.
O órgão explica ainda que não cabe lavratura de auto de infração ou quaisquer outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para esse tipo de caso."
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta