Um buraco aberto após as fortes chuvas em Vitória deixou uma fila de sete carros com pneus furados na Avenida Norte Sul, na noite desta segunda-feira (18). Um vídeo enviado por um internauta mostra sete veículos danificados e parados na faixa da direita do sentido Praia de Camburi, no trecho localizado no bairro Jardim Camburi.
Moradores ouvidos pela reportagem relataram que esse buraco está aberto desde quinta-feira (14) e sem sinalização desde a última noite. Na manhã desta terça-feira (19), o local estava sinalizado com cones da Guarda Municipal de Vitória para impedir que mais danos aconteçam.
E esse buraco não é o único no trecho. Outros dois nessa mesma faixa davam para ser vistos nesta manhã. No sentido oposto, também há aberturas na pista que podem atrapalhar o percurso do motorista.
Além da Norte Sul, outros trechos da Grande Vitória também têm buracos. Na Praia do Suá, em Vitória, pelo menos dois carros ficaram com a roda quebrada ao passar em cima de um deles. A empresária Rosângela Heringe Dutra quase caiu nele.
"Parece que era uma obra no local. Fecharam o buraco com areia, mas a chuva levou tudo. Dois carros ficaram com a roda quebrada e, por pouco, não tive prejuízo também. Não tinha sinalização, não tinha iluminação nenhuma lá", reclamou a motorista.
Ainda na Capital, a reportagem flagrou buracos na Avenida Vitória, que atualmente passa por intervenção da própria prefeitura. Em Vila Velha, o bairro de Itaparica foi um dos prejudicados com as chuvas. Já em Cariacica, a reportagem constatou buracos em Jardim América.
Com a trégua nas chuvas fortes, as oficinas começam a ter um aumento na procura de motoristas com prejuízos. José Amaro da Paixão, dono de uma oficina em Soteco, aponta que pneus furados e rodas quebradas ao passar em buracos são os principais danos que surgem nessa época. "Acontece que, ao passar no buraco, empena a roda e o amortecedor vai pro pau, não tem jeito. Ele estoura, não aguenta, é muito impacto porque o motorista não está esperando. Ele bate acelerando e o impacto é maior", explica.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) é o órgão responsável pelo trecho na Norte Sul. Procurado pela reportagem, o DER citou as fortes chuvas para justificar as aberturas na pista. Garantiu, ainda, que a empresa contratada trata "imediatadamente" de todas as ocorrências registradas e que o trecho é acompanhado constantemente.
A Gazeta também questionou o DER sobre o prejuízo dos motoristas com os buracos. O órgão respondeu que os registros dos motoristas podem ser protocolados no DER e que serão "prontamente avaliados". A reportagem também procurou as prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica. O secretário executivo da Central de Serviços de Vitória, Weverton Moraes, afirmou que está com uma grande operação tapa-buracos. " Mesmo sendo uma atividade diária da secretaria em Vitória, o tapa-buracos está focado nas principais avenidas para que seja garantida a circulação segura nas vias. O buraco próximo ao Hospital São Lucas está sinalizado e em obra: é uma obra de drenagem no local e será fechado em tempo seco. Quanto ao buraco citado na Praia do Suá, próximo à antiga Tok & Stok, será checado nesta tarde de hoje", contou. A reportagem ainda aguarda retorno das outras prefeituras
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta