O trecho da BR 101 que passa pela Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, entre os km 100 e 124 da rodovia, teve o limite de velocidade reduzido de 80 para 60 km/h. Segundo a Eco101, a mudança foi feita na última segunda-feira (23) e a medida foi tomada para proteger quem trafega pelo local e também os animais que vivem na região e cruzam a pista. A ideia é evitar possíveis colisões ou tentativas bruscas de desvio das espécies silvestres.
O ponto da rodovia em questão abrange também parte do município de Linhares, ambiente de centenas de aves, mamíferos, répteis e anuros, além de milhares de espécies de invertebrados. Entre os animais ameaçados de extinção na região estão a onça-pintada, a anta, o mutum-preto, o Guigó e o Tatu-canastra.
A analista de Sustentabilidade da Eco101, Grazielli Pena, ressalta que mesmo com a mudança de sinalização, é importante que os motoristas redobrem a atenção, principalmente no período entre tarde e noite, por ser o momento do dia em que os animais mais cruzam a pista – inclusive mamíferos de grande porte - e evitar, assim, acidentes que podem ser fatais.
"A região é de extrema importância para a fauna e vimos nesse trabalho uma maneira de reduzir, com objetivo sempre em mitigar completamente as ocorrências com animais silvestres na região”, explica.
Segundo a Eco 101, todas as 38 placas de sinalização de limite de velocidade foram alteradas na última segunda (23). A empresa informa ainda que, caso avistem algum animal na via, os motoristas podem acionar a equipe pelo WhatsApp no número 0800 77 01 101.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta