Teve início nessa segunda-feira (16), a última fase da obra do Complexo Viário de Carapina, na Serra. Com a fundação e os pilares concluídos, começa agora a concretagem do viaduto de acesso aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles.
À frente da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o secretário Fábio Damasceno prevê que a inauguração do viaduto aconteça no primeiro trimestre deste ano.
Durante as obras, o tráfego na região será limitado a duas faixas e para veículos com altura máxima de 4,5 metros. Após a conclusão, o trânsito voltará a ser em três faixas por sentido e será permitida a circulação de veículos com altura de até 5,5 metros.
O ponto de ônibus 44001, na Rodovia das Paneleiras, em frente ao Supermercado São José, foi transferido para uma área próxima. O embarque e o desembarque dos passageiros passam a ser feitos cerca de 100 metros à frente, próximo a um posto de combustíveis.
A alteração é para a criação da baia de ônibus e o alargamento e revitalização da calçada. O serviço deve ser concluído em um mês. Depois, os passageiros retornarão a fazer o embarque e o desembarque em frente ao mercado.
As obras do Complexo Viário de Carapina foi iniciada em 2022, com um investimento de R$ 76,5 milhões. Inicialmente, a previsão era concluí-la em dezembro do ano passado – o que não aconteceu. Ao todo, os trabalhos foram divididos em três etapas.
A primeira fase corresponde ao trecho da antiga Reta do Aeroporto (no limite entre os municípios de Serra e Vitória), onde foram executados os serviços de implantação de três faixas por sentido. Além de calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.
Já a segunda fase da obra, corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno (BR 101), na qual foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.
A terceira e última etapa corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta