> >
Rompimento de barragem atrapalha obra e BR 259 segue fechada em Colatina

Rompimento de barragem atrapalha obra e BR 259 segue fechada em Colatina

Interdição ocorre no distrito de Baunilha. Previsão era que obra começasse nesta quinta (5); equipes do Dnit monitoram a área, sinalizaram a via e indicaram rota alternativa

Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 11:33- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Trecho da BR 259 em Colatina foi  totalmente interditado por conta das chuvas
Trecho da BR 259 em Colatina foi totalmente interditado por conta das chuvas. (Divulgação | Defesa Civil de Colatina)

Ainda não há previsão de liberação da BR 259 no km 36, no distrito de Baunilha, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. O trecho está totalmente interditado por conta de uma erosão que causou o desmoronamento de parte do acostamento dos dois lados da via. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as condições climáticas são desfavoráveis e a água de uma barragem que rompeu na região dificultam o início das obras no local, previstas inicialmente para começarem nesta segunda-feira (25).

A situação da rodovia é um dos reflexos das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo. Segundo apuração do repórter Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste, a barragem citada pelo Dnit fica em uma propriedade rural de Baunilha e rompeu no fim de semana, causando transtornos na região. 

O vazamento da água da barragem fez o nível do Rio Baunilha subir mais de dois metros e 25 pessoas que moram na parte mais baixa da localidade tiveram que deixar suas casas. Na manhã desta segunda-feira, o nível de água da barragem já havia diminuído e os moradores puderam voltar para as residências.

O Dnit informou que os trabalhos na BR 259 foram afetados por conta do rompimento da barragem. Por isso, até o momento, as equipes da autarquia fizeram somente a sinalização do local e avaliaram as condições da rodovia.

Para os motoristas que precisam viajar para Colatina ou outra cidade do Noroeste e Norte do Estado utilizando a via, existe uma rota alternativa. A orientação do Dnit é entrar na ES 357, no trevo de Boapaba no km 31 da BR 259, e seguir até a ES 080, onde há o acesso para a região central de Colatina. No sentido contrário, saindo de Colatina para João Neiva, fazer o caminho inverso.

Procurada por A Gazeta, a Agência Estadual de Recursos Hídricos informou que a barragem em questão não tem outorga registrada na Agerh, nem está registrada no Cadastro de Segurança de Barragens da Agência.

Equipes da Agerh, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vão sobrevoar a área na tarde desta segunda-feira (5) para avaliar a situação do local, já há outras barragens acima desta que precisam ser monitoradas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais