Estúdio Gazeta
OAB-ES
Um grupo de advogadas da OAB-ES está prestando atendimento voluntário às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha. A iniciativa foi possível por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O serviço funciona no chamado Ônibus Rosa, que é todo equipado.
Uma ação aconteceu em Vila Velha, com a participação das Comissões das Mulheres Advogadas da Seccional Espírito Santo e da Subseção de Vila Velha da OAB-ES, durante a 9ª Semana Justiça pela Paz, que aconteceu no mês de novembro. O ônibus atendeu em frente ao Fórum de Vila Velha, das 9 às 12h e das 13 às 17h.
A próxima ação acontece nesta sexta-feira (10/12). O ônibus itinerante da Lei Maria da Penha estará no bairro Feu Rosa, na Serra, das 8 às 16h, em parceria com a Comissão da Mulher da Advogada da 17ª Subseção. O atendimento será na Rua Vitória-Régia, em frente à Unidade de Saúde do bairro.
A vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, acompanhou o trabalho em Vila Velha com a coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJES, a juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, que está comandando todo esse trabalho. “A OAB-ES sempre estará presente apoiando ações como essa do TJES. Parabenizo também as advogadas que estão prestando atendimento e fazendo a diferença. A Comissão da Mulher Advogada está comprometida em combater qualquer tipo de violência contra as mulheres e as nossas advogadas”, disse Anabela Galvão.
“Eu já fui advogada e sei como é importante as partes dos jurisdicionados terem esse apoio da OAB e, principalmente, porque a nossa vice é uma mulher. Ficamos muito gratos à Comissão da Mulher Advogada, que tem contribuído com o trabalho. Também estou pronta para ajudar as mulheres advogadas da OAB-ES”, declarou a juíza Hermínia Azoury.
“Essa edição do Ônibus Rosa está sendo extremamente especial, pois conseguimos o apoio de muitas advogadas voluntárias que estão engajadas em salvar mulheres. Juntas, aprendemos que a advocacia é mais do que se possa ver. Podemos devolver esperança para as vítimas. Essa é uma luta dolorosa e necessária”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada da 8ª Subseção da OAB ES, Rafaella Caus. "A edição do ônibus rosa em parceria com a coordenadoria de enfrentamento de violência doméstica do TJES busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha. As ações buscam concentrar os esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Temos que ter mulheres, meninas, homens e meninos envolvidos nesse processo de conscientização, ponto extremamente importante para afastar esse tipo de violências da nossa sociedade. Todos e todas precisam estar envolvidos", disse a secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada, Genaina Vasconcellos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta