Estúdio Gazeta
Hospital de Olhos de Vitória
O investimento focado na superioridade da mão de obra e dos equipamentos sempre foi uma premissa do Hospital de Olhos de Vitória (HOV). Mas, desde fevereiro deste ano o hospital possui a Acreditação ONA, que é uma das principais metodologias de avaliação e certificação da qualidade, para os serviços de saúde no Brasil.
A nova conquista vem para coroar as comemorações pelos 45 anos do Hospital de Olhos de Vitória, completados em 2022, como lembra a gerente executiva institucional do HOV, Heloisa Rodrigues Queiroz.
A acreditação, segundo Heloisa, reforça o compromisso e preocupação do hospital com a qualidade dos serviços e dos processos internos, indicando que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo o que faz, além de manter o seu foco na segurança do paciente.
A ONA ou Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de atuação, que vem servindo de referência pelas instituições de saúde, que assumem o compromisso de estar em processo permanente de melhoria dos seus padrões de qualidade e segurança do paciente.
Atualmente, mais de 80% das instituições acreditadas no Brasil utilizam os padrões da ONA, entre elas hospitais, ambulatórios, laboratórios, home care, serviços de pronto-atendimento, serviços oncológicos e muitos outros.
De acordo com a gerente executiva do Hospital de Olhos de Vitória, o Manual da ONA possui requisitos específicos, divididos por seções, para cada segmento do serviço oferecido ao paciente, visando estimular a melhoria contínua dos processos das instituições de saúde, por meio do estabelecimento de padrões e de metas, que devem ser observadas por elas em seu dia a dia operacional.
Heloisa Queiroz destaca que o HOV segue avançando nas melhorias e uma delas é a busca pela consolidação e crescimento do valor da marca no mercado, por meio de projetos voltados para a oferta de serviços diversificados e ampliação da estrutura.
"Nossa meta é ousada, mas estamos conscientes de que são os desafios que nos movem e nos levam a melhores resultados. Por isso, seguimos trabalhando e nos aperfeiçoando cada vez mais. O processo de melhoria é contínuo e queremos alcançar o nível máximo dessa acreditação”, acrescenta.
Segundo a gerente, a validação da ONA é resultado também da atuação dos colaboradores do hospital. "Não podemos deixar de agradecer a cada um deles, pelo esforço contínuo, dedicação e comprometimento. São eles que geram mais ativos e multiplicam os resultados e por isso são considerados para o Hospital de Olhos de Vitória o ativo mais importante. Afinal, são essas pessoas que fazem funcionar a engrenagem da operação e atuam para o alcance dos objetivos e metas estabelecidas", ressalta ela.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta