Estúdio Gazeta
Prefeitura de Vila Velha
A Prefeitura de Vila Velha preparou uma megaoperação de limpeza das praias para o Réveillon. Para garantir que a orla esteja limpa, a Secretaria de Serviços Urbanos contará com 250 garis trabalhando nos 32 quilômetros de orla.
A limpeza terá início no dia 31 de dezembro e contará com o auxílio de oito caminhões compactadores. Já após a virada, no dia 1º de janeiro, as equipes iniciam os trabalhos às 5h, com previsão de término às 6h. A expectativa é recolher de 50 a 80 toneladas de lixo em toda a extensão da orla.
O prefeito Arnaldinho Borgo afirma que o trabalho será intenso para que o meio ambiente seja preservado e com menor impacto possível, uma vez que a projeção é receber meio milhão de pessoas na virada do ano.
“Vamos tentar estabelecer uma marca. Limpar 32 km de orla em uma hora. Isso no pós-evento de Réveillon, mas isso tudo começa com a limpeza e organização antes da chegada dos turistas e moradores na nossa orla. Com muito empenho da nossa equipe para proteger o meio ambiente, a restinga, a orla, para termos o menor impacto possível”, destaca o prefeito.
O secretário de Serviços Urbanos, Rogério Mattos, pede apoio da população para evitar o descarte incorreto de resíduos.
“Aguardamos 500 mil pessoas em Vila Velha para o maior Réveillon do Estado. Consequentemente, muito material fica na areia. Pedimos a compreensão de todos para que evitem levar vidros e garrafas. Esses recipientes, se quebrados, são perigosos e dificultam o trabalho dos agentes de limpeza. Pedimos a colaboração dos munícipes e daqueles que nos visitam, para que levem suas próprias sacolas e recolham o seu lixo”, ressaltou.
Para auxiliar no serviço, as equipes contarão com o apoio de caminhões-carroceria, ônibus com capacidade para transporte de ferramentas, caminhões compactadores, rastelos e vassouras, para limpeza de areia e calçadão, além de 4 mil sacolas plásticas de 100 litros.
Com o objetivo de garantir mais conforto para as pessoas que participarão do Réveillon em Vila Velha, a Secretaria de Serviços Urbanos aumentará o número de banheiros na faixa litorânea. Hoje, os 32 quilômetros de orla contam com 20 banheiros hidráulicos. Serão instalados mais 59 banheiros químicos de reforço, para atender à demanda de quem estará na orla durante a festa da virada.
“Aumentamos o número de unidades sanitárias para a virada do ano. Vila Velha é uma cidade com um imenso potencial turístico. Levamos em consideração este período, em que o número de visitantes aumenta para participar do espetáculo da queima de fogos na orla”, ressalta o secretário Rogério Mattos.
Em Vila Velha, os banheiros da orla recebem manutenção diária e são limpos duas vezes ao dia. A prefeitura espera contar com o apoio da população para que as unidades, de uso público, sejam conservadas. Eventuais danos e depredação podem ser denunciados por meio da Ouvidoria (162).
A Prefeitura de Vila Velha realiza a limpeza da orla durante todo o ano durante os três turnos (matutino, vespertino e noturno). O serviço conta com o auxílio de rastelos, vassouras, carrinhos coletores e vassouras mecanizadas.
Caminhões também auxiliam na retirada dos resíduos produzidos pelos quiosques e residências, em toda a extensão da orla. Estão distribuídos mais de 50 contentores, com capacidade para mil litros de lixo cada, além de manilhas e lixeiras.
Não leve seu animal de estimação para a praia.
Não jogue lixo na areia e na água do mar.
Leve um recipiente onde possa colocar seus resíduos e depois deposite-os em alguma das lixeiras que estão espalhadas pela praia.
Lembre-se: sacos plásticos, restos de alimentos e garrafas pet, além de prejudicar o meio ambiente, podem fazer mal para você.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta