> >
Aracruz: praias e manguezais impressionam por beleza e bucolismo

Aracruz: praias e manguezais impressionam por beleza e bucolismo

Orla, áreas de restinga e manguezais são algumas das atrações da cidade, que conecta a cultura de italianos, negros, africanos e índios

Publicado em 22 de julho de 2022 às 15:17

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Dona de um dos trechos mais belos do Espírito Santo, Aracruz conta com praias paradisíacas e piscinas naturais. São 47 quilômetros de águas cristalinas e paisagem bucólica, que atraem visitantes e turistas. Além da orla, a cidade possui áreas de restinga e manguezais, grandes espetáculos da natureza.

As praias Formosa, Gramuté, de Coqueiral, dos Padres, da Barra do Sahy e de Putiri são alguns dos destinos mais procurados por turistas e moradores. Em algumas delas, a beleza é compartilhada entre castanheiras, coqueiros, uma extensa faixa de areias douradas, vegetação, piscinas naturais e águas translúcidas.

Para que curte tranquilidade, na Praia da Barra do Sahy, é possível contemplar o nascer do sol embaixo de castanheiras.
Para que curte tranquilidade, na Praia da Barra do Sahy, é possível contemplar o nascer do sol embaixo de castanheiras. (Prefeitura de Aracruz/Divulgação)

É possível, ainda, realizar passeios de escuna, como o oferecido na Reserva do Manguezal Piraquê-Açu, que permite contemplar a grande biodiversidade da região e abriga o quinto maior manguezal da América Latina.

Também há visitas guiadas para conhecer aldeias indígenas, que permitem ao visitante conhecer os costumes e as tradições daqueles que ali moram, bem como os artesanatos produzidos com sementes coloridas, palha e madeira.

Aspas de citação

Queremos, além de proporcionar aos moradores e visitantes opções de lazer, alavancar o turismo e a economia no litoral e em outras localidades durante o ano inteiro, com eventos, como o Festival de Inverno, Natal Luz e a retomada de festas tradicionais.

Paulo Neres
Secretário municipal de Turismo e Cultura
Aspas de citação
A Praia de Santa Cruz alia bucolismo, natureza, barcos e um belo pôr do sol.
A Praia de Santa Cruz alia bucolismo, natureza, barcos e um belo pôr do sol. (Prefeitura de Aracruz/Divulgação)

Para o diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, o turismo é importante para a cidade.

Aspas de citação

A economia do turismo da cidade são as praias. A presença de hotéis e pousadas na região de Coqueiral de Aracruz e Santa Cruz atraem visitantes e ajudam a impulsionar a economia. Outro atrativo é a existência das comunidades tradicionais e dos territórios indígenas, em Santa Cruz. A agropecuária também tem seu destaque. Conta com associações de produtores e agricultura familiar, como, por exemplo, as de produtores de mel e de outros produtos que se destacam no município

Pablo Lira
Diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN)
Aspas de citação

Aracruz conta com aproximadamente 1.800 propriedades rurais que produzem os mais variados tipos de alimentos e geram renda e emprego para mais de 8 mil pessoas. Atualmente, corresponde a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

TURISMO DE AVENTURA

O turismo de aventura também tem seu lugar. Ele desvenda os encantos do Parque Natural Municipal do Aricanga e do Monte Serrat, de onde é possível contemplar uma das mais belas paisagens de grande parte da cidade.

O parque Natural Municipal do Aricanga é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo, com o foco principal na educação ambiental, pesquisas, recreação e turismo controlado. São 515,688 hectares de cobertura vegetal nativa de mata, lagoas, afloramentos rochosos e exuberantes belezas cênicas, além de grande biodiversidade. Já foram catalogadas 159 espécies de aves e 16 espécies de mamíferos, algumas ameaçadas de extinção. O acesso ao parque se dá pela Rodovia ES-257, a qual liga Aracruz a Ibiraçu.

Um dos atrativos de Aracruz é o Monte Serrat, uma rocha com cerca 800m de altitude. No percurso, você contempla pequenas bicas e muito verde, e no topo, uma vista panorâmica do mar, do relevo e do vale verdejante.
Um dos atrativos de Aracruz é o Monte Serrat, uma rocha com cerca 800m de altitude. No percurso, você contempla pequenas bicas e muito verde, e no topo, uma vista panorâmica do mar, do relevo e do vale verdejante. (Prefeitura de Aracruz/Divulgação)

Já no topo do Morro do Pelado, sobre uma pedra, está a Igreja de Monte Serrat. Construída em alvenaria com paredes grossas, no ano de 1931, por Euvaldo Soares Souza, conhecido como Osvaldo Baiano, o acesso à igreja proporciona uma caminhada para contemplar pequenas bicas e vista panorâmica do mar, do relevo e do vale verdejante de Aracruz. O acesso ao local pode ser feito de carro até o pé do morro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais