> >
Cultura de Aracruz conecta italianos, negros, africanos e índios

Cultura de Aracruz conecta italianos, negros, africanos e índios

A cidade também é conhecida por ser a única do Espírito Santo com índios aldeados no Espírito Santo e por preservar a tradição do congo

Publicado em 22 de julho de 2022 às 17:01

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Aracruz também respira cultura. A concertina abre alas para a alegria e o colorido da tarantela. Também é possível provar de uma deliciosa polenta e contemplar a beleza das soberanas no distrito de Guaraná e sua Itália Unita. A cidade também é conhecida por ser a única do Espírito Santo com índios aldeados no Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani.

Atualmente conta com 12 aldeias, sendo cinco guaranis, seis tupinikins e uma tupi-guarani. Os Guaranis, que vieram do sul do país na década de 60, mantêm suas características, como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais
Fechar Paywall

Continue lendo

Faça seu cadastro para ler esta matéria.

É rápido e gratuito!

Quer acesso ilimitado?

Aproveite nossa oferta especial

Assine por R$ 1.00*