Visando a retomada do Campeonato Capixaba, o Estrela do Norte irá realizar alguns amistosos de preparação. A primeira confirmação foi o "Troféu Camilo Cola", que será disputado contra o Rio Branco VN nos dias 07 e 14 de novembro. Antes dessa disputa, a equipe pretende fazer um jogo-treino contra um time amador, nesta sexta-feira (30), com a presença de público no Estádio Sumaré., em Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do Espírito Santo.
O primeiro teste oficial para o retorno do Estadual, paralisado em março por conta da Covid-19, será o jogo-treino contra o Bahia de Cachoeiro, que é o atual Campeão Municipal, e começará a partir das 20h, nos domínios do Estrela.
Como não é organizado pela Federação de Futebol do ES (FES), o clube divulgou em suas redes sociais o banner (veja imagem abaixo) contendo informações sobre a presença de torcedores, um número exato de 300 pessoas, mantendo as medidas e protocolos de segurança de combate ao coronavírus como o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel. O valor dos ingressos será de R$ 10,00.
No entanto, o atual decreto em relação a eventos esportivos, publicado pelo governo do Estado tem limite de 100 pessoas nos estádios em todo o Espírito Santo. A decisão foi publicada no dia 19 de setembro, em edição extra do Diário Oficial. Além de também delimitar a ocupação dos espaços com uma pessoa a cada 10 metros quadrados. A FES ainda não liberou torcedores nos campeonatos de competência estadual (Séries A e B do Capixaba).
A reportagem entrou em contato com o vice-presidente do Estrela, Carlos Madella, e questionou acerca do número de pessoas três vezes maior do que o permitido pelo decreto, e teve como resposta uma indefinição quanto a possibilidade de público, diferentemente do que está sendo anunciado nas redes sociais.
"Ainda não temos definições oficiais sobre a presença de público, uns falam em 300 pessoas, outros falam em 100 e alguns ainda dizem que é proibido, em meio a isso, vamos consultar nosso departamento jurídico e seguir todas as regras procedimentais", afirmou o dirigente.
Em uma outra portaria, que passou a valer no dia 23 deste mês, o governo do Estado liberou eventos sociais com até 300 pessoas. Entretanto, o decreto é válido para festas e casamentos em cerimoniais, e não contempla eventos em estádios ou em qualquer outra praça esportiva.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta