O que todos esperavam foi confirmado. O atacante Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2019/2020. O polonês desbancou Cristiano Ronaldo e Messi e faturou a prêmio Fifa The Best pela primeira vez em sua carreira. Entidade máxima do futebol mundial, a Fifa realizou cerimônia virtual na tarde desta quinta-feira (17), em Zurique, na Suíça, e anunciou todas as premiações.
Na última temporada, Lewandowski conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha com o Bayern de Munique, sendo o artilheiro de todas as competições. Ao todo, o camisa 9 marcou 55 gols em 47 jogos.
Na cerimônia do The Best, a Fifa elegeu a seleção ideal da temporada. O destaque foi para Neymar, que ficou de fora do "time perfeito". O único brasileiro presente é Alisson Becker, goleiro do Liverpool. Na seleção, chama a atenção a ausência de Manuel Neuer, que foi eleito como o melhor goleiro do mundo pela própria Fifa. No ataque, o trio é formado pelos jogadores que estão concorrendo ao prêmio de melhor jogador do mundo: Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.
A lateral-direita inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, foi eleita a melhor jogadora do mundo nesta quinta-feira, na cerimônia do Fifa The Best. Ela superou na eleição a zagueira francesa Wendie Renard, do Lyon, e a atacante dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea. Apesar de defender as cores do City atualmente, a atleta de 29 anos conquistou o prêmio pela temporada de destaque com o Lyon, onde conquistou o título da Liga dos Campeões. Em 2018/19, Bronze já havia sido eleita a melhor jogadora da temporada pela Uefa.
Já a seleção da temporada feminina foi formada por: Endler, Bronze, Renard, Bright, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath
O goleiro Manuel Neuer venceu mais uma vez o prêmio de melhor goleiro do mundo, dado pela Fifa. O alemão desbancou o esloveno Jan Oblak, do Atlético de Madrid, e o brasileiro Alisson, do Liverpool. O goleiro de 34 anos foi um dos grandes destaques da temporada do Bayern de Munique, tanto na Bundesliga, quanto na Liga dos Campeões. As grandes atuações do arqueiro em Lisboa lhe renderam o título da Champions League, e um favoritismo na premiação, que foi comprovado com a vitória.
Já no futebol feminino, a vencedora do prêmio de melhor goleira ficou com a francesa Sarah Bouhaddi, jogadora do Lyon e da Seleção Francesa.
Jürgen Klopp foi eleito o melhor treinador do mundo pela Fifa. O treinador dos Reds desbancou Hansi Flick e Marcelo Bielsa e conquistou o prêmio pela segunda vez seguida. Na temporada 18-19, Klopp também foi o vencedor. Em 19-20, é a segunda vez seguida que o treinador dos Reds vence. Na Premier League, o Liverpool foi campeão, enquanto na Liga dos Campeões a equipe inglesa caiu nas oitavas de final para o Atlético de Madrid.
O favorito para a conquista era Hansi Flick, que venceu a tríplice coroa com o Bayern de Munique, e se mostrou surpreso com a decisão da Fifa. O próprio Klopp também não esperava o prêmio.
Na categoria feminina, a vencedora foi Sarina Wiegman, ex-jogadora e atual treinadora da seleção holandesa feminina.
Meia do Flamengo, Arrascaeta se trajou à altura da cerimônia oficial do The Best FIFA Football Awards. De terno e gravata, o meia participou virtualmente (como todos os finalistas) da eleição do Prêmio Puskás 2020, mas não levou. Heung-min Son (Tottenham) ficou com o troféu.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta