A noite desta quarta-feira (9) foi de festa para o Criciúma, que se classificou para as oitavas da Copa do Brasil em cima do América-MG. A classificação teve participação decisiva de um atleta capixaba. Natural de Colatina, no Noroeste do Estado, o goleiro Gustavo pegou três cobranças de pênaltis, após o empate no tempo normal.
Os times haviam empatado no duelo de ida, em Belo Horizonte, por 0 a 0. Por isso, um novo empate por 2 a 2 e forçou a decisão nas penalidades. Então, o atleta capixaba foi o destaque da classificação heroica da equipe catarinenses. O Criciúma está na Série C do Campeonato Brasileiro, enquanto os mineiros disputam a Série A. (Veja as defesas do capixaba)
Após a partida, o goleiro colatinense falou com a equipe do Premiere , que estava transmitindo a partida, e celebrou a classificação. O capixaba ainda revelou que comemorou o desempenho apontando pro apartamento onde ele mora, do lado do estádio. A esposa na varanda retribuiu apagando e acendendo a luz. "A todo momento a gente acreditou no resultado e que ia vencer esse jogo", afirmou Gustavo.
Aos 27 anos, o atleta colatinense chegou esse ano ao time de Santa Catarina, e já assumiu a responsabilidade de ser o capitão da equipe.
Gustavo se profissionalizou no Vitória-BA, onde ficou entre 2010 e 2016. Ele passou pelo Atlântico, Jequié, Itumbiara, e Nova Hamburgo, Atlético Goianiense e Sampaio Corrêa, onde jogou na temporada passada e esteve na titularidade na Série B do Campeonato Brasileiro e foi campeão maranhense.
Durante as categorias de base, Gustavo ainda defendeu as cores da Seleção Brasileira.
Após o empate em 0 a 0 no jogo da ida da terceira fase da Copa do Brasil, na Arena Independência, o Criciúma empatou em 2 a 2 jogando em casa e se classificou nos pênaltis. A vaga nas oitavas de final da competição deu ao clube mais R$ 2,7 milhões em premiação. O Tigre já havia embolsado R$ 2, 9 milhões por avançar até a terceira fase.
Agora, o Criciúma aguarda o rival das oitavas, que sairá após novo sorteio na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda sem data. A próxima fase está marcada para começar apenas no fim de julho.
Antes, a equipe de Gustavo se concentra apenas na Série C do Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo domingo, às 11h, conta o Ypiranga-RS em casa, pela terceira rodada do Grupo B da competição.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta