Caio Cuzzuol, Patrick Nascimento e Francisco Muniz são jovens moradores da Serra e têm ao menos duas características em comum: os três são atletas de luta olímpica, o chamado Wrestling, e sonham com uma carreira profissional. A modalidade, segundo eles, ganhou mais destaque nos últimos anos. Com a malha (o nome dado ao uniforme) estampando o "Clube Capixaba", eles representam a cidade onde nasceram e moram atualmente.
Os três treinam em um tatame localizado no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, e também frequentam a Estação Cidadania do município. Eles são comandados pelo treinador Vinícius Corcoran.
Apesar das semelhanças, o trio trilhou caminhos diferentes até chegar ao estágio atual, com competições no Estado e em algumas partes do Brasil, como São Paulo.
O atleta Caio Cuzzuol, de 19 anos, pratica lutas desde a infância e diz ter encontrado na luta olímpica uma oportunidade para firmar carreira como profissional.
"Eu pratico luta desde os seis anos de idade, conheço a luta há muito tempo. Buscando uma nova academia para treinar, encontrei meu atual treinador. Desde então não parei e agora estou no meu primeiro ano focado na luta olímpica", afirmou à reportagem.
O capixaba Francisco Muniz, de 18 anos, no entanto, conheceu a modalidade já na juventude. Aos 17 anos, frequentando um clube na Serra, ele acabou conhecendo e se apaixonando pela luta olímpica.
Para conquistar os sonhos no esporte, porém, eles tentam derrubar, além dos adversários, os desafios financeiros. Todos os três pretendem tentar a seleção do Bolsa Atleta - benefício pago a esportistas mensalmente, a depender do ranking e de resultados.
Patrick Nascimento, de 18 anos, por exemplo, afirma que a luta olímpica foi um achado durante a pandemia. Ele relatou que estava com ansiedade, passando muito tempo dentro de casa e começou a praticar esportes.
Mas no meio do caminho, Patrick precisa buscar apoio financeiro para continuar treinando e viajar pelo país para competir. "Há uma questão financeira no meio do caminho. Estou em busca de um Bolsa Atleta para ter mais apoio", disse.
Neste sábado (27), a Estação Cidadania da Serra vai receber uma programação especial durante o Estação Esporte. Várias modalidades estarão disponíveis ao público.
A programação da Estação Cidadania e Cultura da Serra no dia 27 de maio:
*Programação provisória e sujeita a alterações.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta