Rio Branco e Porto Vitória decidem o título do Campeonato Capixaba 2025. As equipes garantiram classificação após eliminarem a Desportiva e o Vitória, respectivamente. Finalistas, Capa-Preta e Verdão serão os representantes do Espírito Santo na Copa do Brasil 2026. Agora, a dupla luta pela taça e pelas vagas para a Copa Verde e Série D do Brasileirão, ambas no ano que vem.
O Porto Vitória chega pela primeira vez à decisão do Campeonato Capixaba com uma campanha de recuperação. Após um início irregular, o Verdão da Capital conseguiu escapar do rebaixamento e conquistou a vaga para o mata-mata apenas na última rodada. Nas quartas de final, já sob o comando do técnico Rodrigo Chagas, o Porto passou pelo Real Noroeste e, nas semifinais, superou o Vitória-ES.
Pela segunda temporada consecutiva, o Rio Branco-ES entra em campo para jogar a final do Campeonato Capixaba. Em busca de começar a decisão com o pé direito, o Capa-Preta quer aproveitar a boa fase vinda dos últimos jogos. A classificação contra a Desportiva, fora de casa, dá mais motivação e confiança para os comandados de Rodrigo Fonseca levantarem a taça novamente.
O técnico Rodrigo Chagas não terá problemas para escalar o Porto Vitória. Para a partida desta terça-feira, o treinador tem o retorno do volante Athirson, que cumpriu suspensão no jogo de volta das semifinais. A tendência é que Rodrigo mantenha a mesma equipe que venceu o Vitória, no último domingo, apenas com a entrada de Athirson no lugar de Henrique Melo. Confira a provável escalação.
Apesar da recuperação impressionante do Capa-Preta, a grande partida da equipe foi na classificação diante da Desportiva Ferroviária. Sendo assim, o comandante Rodrigo Fonseca tem a confiança de repetir a atual escalação ideal do time, sem incluir os desfalques para o jogo de ida. Com o mesmo esboço tático, Braga é o favorito para assumir a vaga de Matheus Costa, dúvida com lesão na posterior da coxa, enquanto Júnior Dindê deve voltar ao time para substituir o experiente Bruno Silva. Confira a provável escalação.
De acordo com o regulamento, nas finais do Campeonato Capixaba não há qualquer tipo de vantagem. Em caso de empate, na soma dos resultados dos dois jogos, a decisão do título será nas cobranças de pênaltis. O futuro campeão garante a vaga para a Série D do Brasileirão 2026.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta