Hoje é o dia. Porto Vitória e Vitória F.C entram em campo em busca do tão sonhado título da Copa ES 2024. O confronto acontece neste sábado (24), às 17h, estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A partida, que será transmitida pela TVE Espírito Santo, ainda está com ingressos à venda.
Muitos fatores fazem com que essa final seja de extrema importância para ambas as equipes. De um lado o Porto, clube recém-criado que já compete na elite do futebol capixaba, busca o seu primeiro troféus com o elenco profissional depois de se provar um expoente nas categorias de base. Do outro, o tradicionalíssimo Vitória, que busca o pentacampeonato da Copa Espírito Santo e visa se isolar como o maior vencedor do torneio.
A primeira fase do torneio não foi igual para os dois times. Depois de altos e baixos que o Alvianil passou no Capixabão 2024, o Vitória chegou para a disputa da Copa ES com fome de título. Se reforçou em todas as partes do elenco e fez uma campanha de 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas durante a competição. Os números e o futebol apresentado demonstram uma campanha sólida dentre os times capixabas, mas que ainda sofre bastante defensivamente, fragilidades que resultaram em 27 gols sofridos em 16 jogos. Curiosamente, o ataque também balançou as redes 27 vezes.
Em comparação, o Porto teve uma campanha invejável na Copa. Com uma eliminação amarga para o Rio Branco nas semifinais do Capixabão 2024, o Porto se reforçou e também concentrou suas forças na Copa ES e, através de um bom trabalho do técnico Fábio Brostel, o clube chega na final com a melhor defesa e o melhor ataque da competição, com 38 gols convertidos e apenas 10 sofridos. Ao todo, foram 7 vitórias sem tomar gols nos 8 jogos da segunda fase, com um aproveitamento de 83% somando as duas etapas.
Pela data de criação do Porto Vitória ainda ser recente, os clubes só se enfrentaram 5 vezes na história, sendo 3 apenas nesta edição da Copa Espírito Santo. No retrospecto recente, melhor para o Porto Vitória, que não perdeu para o Alvianil ainda em 2024. Foram 4 confrontos no ano, sendo um empate em 0 a 0 pelo Capixabão 2024; uma vitória do Verdão por 3 a 1 na primeira fase da Copa ES; além de uma vitória por 2 a 0 e um empate em 2 a 2 na segunda fase.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta