Qual é o melhor time do Espírito Santo? Três vezes campeão do Campeonato Capixaba, em 2021, 22 e 23, o Real Noroeste se manteve na liderança do Ranking ge.globo de Clubes do Futebol Capixaba (veja o ranking completo). O time de Águia Branca segue na primeira colocação, mas vê o Rio Branco-ES encostar, após a conquista do Estadual deste ano. O Real soma 15.343 pontos, levando em consideração apenas os resultados nas competições estaduais, das últimas cinco temporadas - 2020 a 2024.
Pelo sexto ano consecutivo à frente do Real, o técnico Duzinho Reis montou uma equipe a partir de uma base do elenco que conquistou o tricampeonato estadual. Mas, o resultado foi diferente e o Realzão caiu nas quartas de final. Na Copa Verde, o time de Águia Branca foi eliminado pelo Rio Branco, na primeira fase, com um gol polêmico. Na Copa do Brasil, queda também na primeira fase, diante do Cuiabá. No segundo semestre, o Real avançou para a segunda fase da Série D, mas foi superado pelo Brasiliense. Por fim, na Copa ES, a equipe de Duzinho não chegou à final.
O treinador comemora a permanência na liderança do ranking, mas reclama da arbitragem em jogos determinantes do Real Noroeste em 2024. "A gente fica contente e feliz por ainda estar na primeira colocação do ranking do futebol capixaba. Foi muito por conta desses últimos anos, quando o Real conseguiu conquistar títulos na Copa Espírito Santo e no Capixaba. Infelizmente esse ano nós tivemos a infelicidade de pegar pelo caminho as atuações do árbitro Dyorgines Padovani, que nos tirou da Copa Verde, do Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo. Esperamos que 2025 seja diferente e que a gente possa vir fazer um Real forte, competitivo, como tem sido nesses últimos anos", declarou o técnico, em entrevista ao ge.globo.
Entre os 23 clubes que disputaram pelo menos uma das três competições, nas últimas cinco temporada, o Capixaba e o Porto Vitória foram os que mais subiram no ranking, de 2023 para 2024. Não por coincidência, ambos conquistaram títulos esse ano. Campeão da Série B Estadual, o Tubarão subiu seis posições - da 18ª para a 12ª - e agora soma 6.384. O Verdão da Capital, campeão da Copa ES, ganhou quatro colocações - da 11ª para a 7ª - e tem 10.740 pontos.
Se Capixaba e Porto foram os que mais evoluíram, Pinheiros-ES e Atlético Itapemirim despencaram no ranking. Semifinalista da Série B em 2024, o Verdão do Norte estava em 10º e caiu para 14º, com 5.632 pontos. O Galo da Vila, que não disputou nenhuma competição este ano, foi pior. Com 3.696, desceu de 13º para 18º.
O Ranking ge.globo de Clubes do Futebol Capixaba, não-oficial, segue a ideia dos critérios adotados pela CBF para ranquear os seus clubes filiados. O ranking considera as participações dos times capixabas nas três competições estaduais: Campeonato Capixaba, Copa Espírito Santo e Capixaba Série B, nesta respectiva ordem de importância. Na distribuição dos pontos, de acordo com as posições nos torneios, os campeões ganham uma maior relevância. Assim como no Ranking da CBF, as pontuações conquistadas no ano vigente tem peso igual a 5, no ano anterior peso 4 e assim sucessivamente, considerando apenas participações nos últimos cinco anos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta