> >
Real Noroeste segue como "melhor clube capixaba" no ranking da CBF em 2024

Real Noroeste segue como "melhor clube capixaba" no ranking da CBF em 2024

Atual tricampeão capixaba ocupa 84ª colocação geral, com 926 pontos, e permanece como o clube do Espírito Santo mais bem posicionado da lista

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 17:55

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Victor Salvador, do Real Noroeste
Victor Salvador, do Real Noroeste. (Vitor Nicchio/ge)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira, a edição 2024 do seu Ranking Nacional de Clubes. Entre os 239 listados, aparecem seis times do Espírito Santo, com o Real Noroeste sendo o melhor ranqueado, na 84ª colocação geral, com 926 pontos.

A posição de "melhor clube capixaba", considerando os resultados obtidos entre 2019 e 2023, em competições da CBF, foi conquistada com as classificações para a segunda fase da Copa do Brasil e para as oitavas de final da Série D do Brasileirão, ambas em 2022.

No mesmo Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Vitória-ES ultrapassa Rio Branco-ES e Nova Venécia e sobe para a vice-liderança, entre os times capixabas. O Alvianil subiu com as participações na Copa do Brasil e com a classificação para a segunda fase da Série D deste ano.

Real Noroeste segue como melhor clube capixaba no ranking da CBF em 2024

Fechando o pódio capixaba aparece o Leão do Norte, que disputou a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão, ambas em 2022, mas acabou sendo eliminado na segunda fase e nas oitavas de final, respectivamente.

Os capixabas no Ranking da CBF

  • 84º - Real Noroeste - 926 pontos
  • 106º - Vitória-ES - 593 pontos
  • 129º - Nova Venécia - 440 pontos
  • 163º - Rio Branco-ES - 303 pontos
  • 175º - Rio Branco VN - 228 pontos
  • 217º - Serra - 76 pontos

Como funciona?

A CBF explica que o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São consideradas competições realizadas nos últimos cinco anos (entre 2019 e 2023) e, para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um (veja abaixo a tabela completa com pontuação e regras para o cálculo).

Critérios usados pela CBF no ranking
Critérios usados pela CBF no ranking. (Reprodução/CBF)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais