> >
Rio Branco e Vitória farão clássico na 1ª fase da Copa Verde 2025

Rio Branco e Vitória farão clássico na 1ª fase da Copa Verde 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reajustou a tabela da competição regional disputada por times das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo, após as desistências de Cuiabá e Atlético-GO

Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 15:03

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
O clássico entre Vitória e Rio Branco, neste sábado (13), terá apenas a torcida alvianil no Estádio Salvador Costa.
Vi-Rio vai abrir a Copa Verde para os times capixabas. (Henrique Montovanelli/FES)

Reviravolta na Copa Verde 2025. Após as desistências de Cuiabá e Atlético-GO, a CBF reajustou a tabela. Representantes do Espírito Santo, Rio Branco e Vitória foram impactados diretamente e agora se enfrentam na primeira fase. 

Nos próximos dias, a entidade deve confirmar a data do jogo único, que terá o mando do Alvianil, melhor posicionado no Ranking de Clubes. A partida está prevista para ser realizada no dia 22 de janeiro.

De acordo com o regulamento, em caso de empate no jogo único, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Quem avançar vai enfrentar o Goiás, na segunda fase da Copa Verde. 

Desistências

Atlético-GO e Cuiabá desistiram de disputar a Copa Verde 2025. Inicialmente confirmada pela CBF, a dupla optou por abrir mão do torneio regional, possivelmente por conta da decisão da entidade em retirar a vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil ao campeão.

Com isso, São Raimundo-RR e Luverdense herdaram as respectivas vagas. A CBF precisou fazer ajustes na tabela final da competição. Na primeira versão, o Rio Branco enfrentaria a Aparecidense e o Vitória pegaria o União Rondonópolis. 

Histórico de Rio Branco e Vitória na Copa Verde

Essa será a quinta participação do Rio Branco na Copa Verde. Na primeira, em 2017, o Brancão passou pelo Tocantins, na primeira fase, mas foi eliminado pelo Luverdense, nas quartas de final.

O Rio Branco viria novamente a disputar a Copa Verde em 2021, quando caiu, ainda na primeira fase para o Brasiliense. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Capa-Preta perdeu nas cobranças de pênaltis. Em 2023, em sua terceira participação no torneio regional, o Brancão também foi eliminado na primeira fase, ao perder para o Ceilândia.

Neste ano de 2024, o Rio Branco voltou a avançar na Copa Verde, quando passou pelo Real Noroeste, no duelo entre times capixabas. Porém, nas oitavas de final, o Capa-Preta foi superado pelo Vila e deu adeus à disputa. 

Já o Vitória vai participar da competição pela terceira vez. Nas duas participações, o Alvianil não passou da primeira fase. Em 2019, o Vitória pegou o Brasiliense. Na partida de ida, realizada no Salvador Costa, empate em 0 a 0. Na Boca do Jacaré, um novo 0 a 0 levou a disputa da vaga para as cobranças de pênaltis, onde o time candango venceu por 5 a 3 e avançou às oitavas de final.

A última presença do Vitória na Copa Verde foi em 2020. Por conta da pandemia da Covid-19, o torneio foi disputado no ano de 2021 e com um formato mais enxuto, com jogos eliminatórios na primeira fase e nas oitavas de final. Novamente o Brasiliense atravessou o caminho do Alvianil, que caiu logo na primeira partida, com uma goleada de 4 a 0 sofrida no Distrito Federal.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais