O Atlético Mineiro enfrenta o Flamengo neste domingo (10) pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil, na Arena MRV, a partir das 16h pelo horário de Brasília. O placar agregado é vantajoso para o Rubro-negro Carioca, que venceu no primeiro jogo por 3 a 1 no Maracanã, e pode perder por até um gol de diferença, que ainda levanta a taça na capital mineira.
O Flamengo chega no confronto com a missão e segurar o Galo fora de casa. O Mais Querido vem para a decisão depois de uma vitória importante contra o Cruzeiro pelo Brasileirão nesta quarta-feira (6) por 1 a 0, com o time reserva, que dá confiança à equipe. O Galo, por sua vez, perdeu para o Atlético-GO, lanterna do Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, também com o time alternativo, e entra a campo na Arena MRV com uma sequência de quatro jogos sem vencer.
Para o duelo, o Flamengo espera que De La Cruz e Luiz Araújo sejam opções para a volta, além de Bruno Henrique e Erick Pulgar, que cumpriram suspensão no jogo de ida e podem entrar como titulares, nos lugares de Gonzalo Plata e Evertton Araujo, respectivamente.
Já o técnico Gabriel Milito tem uma dor de cabeça, e não poderá contar com Deyverson e Fausto Vera, atuais titulares do time, porque já atuaram por outros clubes no torneio. Porém, a trinca decisiva Hulk, Paulinho e Scarpa estão garantidos.
O Atlético-MG terá que se inspirar na própria história para conquistar o título da Copa do Brasil. Há 10 anos, o Galo protagonizou uma virada histórica justamente sobre o Flamengo e sob a mesma missão: vencer por três ou mais gols de diferença.
Na semifinal de 2014, o Rubro-negro venceu por 2 a 0 no primeiro jogo, no Maracanã. Na volta, ainda abriu o placar no Mineirão, mas o Alvinegro fez quatro de virada e terminou a partida com um agregado de 4 a 3, se classificando para a grande final, onde conquistou o seu primeiro título da Copa.
A rivalidade entre os cariocas e mineiros é antiga, e nasceu ainda nos anos 80. O Flamengo de Zico e companhia bateu o Galo na final por 4 a 3 e conquistou o primeiro título do Rubro-negro do campeonato brasileiro em 1980. Um ano depois, na Copa Libertadores da América de 81, Flamengo e Atlético disputaram um jogo de desempate valendo a classificação para a semi da competição, onde o jogo terminou aos 37 minutos do primeiro tempo, com o placar de 0 a 0, em função da expulsão de diversos jogadores atleticanos, dando o placar de 3 a 0 por W.O. em favor do time carioca, derrota que o atleticano amarga até hoje.
Em 1986, o Galo eliminou o Flamengo nas oitavas de finais do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o carioca eliminou o Atlético na semifinal da Copa União e avançou à final do campeonato, onde se sagrou tetracampeão do Brasil. 35 anos depois, em 2022, a rivalidade se intensificou ainda mais, começando ainda no início da temporada, com o título atleticano da Supercopa do Brasil em cima do Flamengo. No meio do ano, nas oitavas de final da Copa do Brasil, a revanche rubro-negra aconteceu e o Galo caiu após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 em Belo Horizonte e tomar a virada em 2 a 0 no Maracanã.
Atlético-MG
Terceira fase:
Flamengo
Terceira fase:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta