Apenas um dos dois representantes brasileiros na preliminar da Libertadores de 2024 conseguirá vaga na fase de grupos. Isso porque, caso passem por seus compromissos da segunda fase, na qual entram direto, sem passar pela primeira, Botafogo e Red Bull Bragantino vão se enfrentar na etapa decisiva da prévia, conforme determinado por sorteio da Conmebol nesta terça-feira. A equipe que cair na fase 3 vai para a Sul-Americana.
Na segunda fase, o time carioca vai enfrentar o Aurora, da Bolívia, ou o Melgar, do Peru, e a equipe de Bragança Paulista terá pela frente o Águilas Doradas, da Colômbia. A fase eliminatória da Libertadores tem três etapas, e a primeira delas tem apenas três duelos. Os times brasileiros entram direto na segunda. O Botafogo ainda não tem definido seu adversário exato porque foi sorteado para enfrentar o vencedor de um dos confrontos da fase inicial. Já o Bragantino sabe qual o seu desafio porque pegou uma equipe que também entrou direto na segunda fase.
A Conmebol definiu que times do mesmo país não poderiam se enfrentar na primeira ou na segunda etapa, mas o mesmo não se aplicou à terceira. O chaveamento das partidas decisivas foi feita de acordo com a ordem do sorteio. Os times do primeiro confronto sorteado enfrentam as equipes do último, justamente a situação de Botafogo e Red Bull Bragantino, e assim por diante.
Dessa forma, o Brasil poderá ter, no máximo, sete times na fase de grupos, uma vez que um dos dois ficará pelo caminho na fase preliminar. Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG são os brasileiros garantidos na fase de grupos, que serão formados em novo sorteio, marcado para março, ainda sem data definida. A disputa começa em 2 de abril.
FASE 1 (6 a 15 de fevereiro)
FASE 2 (20 a 29 de fevereiro)
FASE 3 - CHAVEAMENTO (5 a 14 de março)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta