A nova temporada do futebol brasileiro está se aproximando e, em 2025, os estaduais começarão ainda mais cedo. Diferente dos anos anteriores, os estaduais terão início ainda na primeira quinzena de janeiro, fazendo com que os clubes tenham ainda menos tempo para se reestruturarem até a bola rolar pela primeira vez no ano. No caso do Botafogo, que teve o calendário mais esticado entre todos os clubes brasileiros em 2024 por conta do Intercontinental de Clubes, o pontapé inicial acontece neste sábado (11) às 16h, contra o Maricá, no Estádio Nilton Santos.
O Botafogo viveu o maior ano da sua história, ao conquistar a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. A Glória Eterna e o tri do Brasileirão elevaram ainda mais o patamar do clube e escancararam o projeto esportivo eficaz que foi implementado no time após a compra pelo bilionário Jhon Textor, em 2022. O objetivo de repetir o feito, porém, parece estar longe da realidade botafoguense até o momento.
Logo após a eliminação na Copa Intercontinental, o mercado botafoguense começou a se movimentar, porém apenas com saídas até a primeira semana de janeiro. A efeito de comparativo, em 2024 o clube trouxe cinco reforços até os primeiros dez dias do ano e, até agora, nenhuma chegada foi anunciada. Em contrapartida, nomes que foram importantes nos dois títulos do ano passado encaminharam suas despedidas do Glorioso:
O Botafogo foi o segundo vencedor da história do Campeonato Carioca, disputado em 1907, e é o quarto mais vencedor do torneio, tendo levantado 21 taças no total. A última vez que o Fogão se sagrou campeão foi em 2018, quando venceu o Clássico da Amizade contra o Vasco nos pênaltis, por 4 a 3, depois de um placar agregado em 3 a 3 na final.
Em 2024, o Bota fez um Estadual abaixo do esperado, terminando a primeira fase em quinto lugar, um ponto atrás do Fluminense, e foi para a disputa da Taça Rio, prêmio secundário da competição. Na semifinal bateu o Sampaio Corrêa por 4 a 2 no agregado, e levantou a taça sem muita comoção depois de vencer o Boavista em um placar de 6 a 0 no agregado na decisão.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta