> >
Brasil goleia Panamá por 4 a 0 e estreia em grande estilo na Copa do Mundo Feminina

Brasil goleia Panamá por 4 a 0 e estreia em grande estilo na Copa do Mundo Feminina

O resultado faz o Brasil largar na frente do Grupo F, com três pontos. França e Jamaica, pela mesma chave, empataram nesta primeira rodada e estão com um ponto cada

Publicado em 24 de julho de 2023 às 10:15

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Ary Borges marcou três vezes na estreia brasileira no Mundial Feminino
Ary Borges marcou três vezes na estreia brasileira no Mundial Feminino. (Thais Magalhães/CBF)

A seleção brasileira feminina de futebol começou com goleada a sua trajetória na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, mantendo a escrita de sempre vencer na estreia em Mundiais. A equipe comandada pela treinadora sueca Pia Sundhage confirmou o favoritismo e bateu o Panamá por 4 a 0, nesta segunda-feira (24), com show de Ary Borges, autora de três gols. Bia Zaneratto também marcou para o Brasil.

O resultado faz o Brasil largar na frente do Grupo F, com três pontos. França e Jamaica, pela mesma chave, empataram nesta primeira rodada e estão com um ponto cada. O próximo compromisso das brasileiras será contra a seleção francesa, uma das candidatas ao título do Mundial, no sábado, às 7h (horário de Brasília), em Brisbane.

O jogo

Favorita para a partida, a seleção pressionou desde os primeiros minutos diante do Panamá, e a dificuldade do adversário, estreante em Copas, em ficar com a bola fez o gol parecer apenas uma questão de tempo. O time de Pia Sundhage mostrou força pelo lado esquerdo, com jogadas individuais de Debinha e as escapadas em velocidade de Tamires. Aos 18 do primeiro tempo, Ary Borges recebeu ótimo cruzamento e cabeceou livre de marcação para fazer 1 a 0 para o Brasil.

O gol deu tranquilidade ao Brasil, que passou a valorizar a posse de bola e a definir as jogadas com mais precisão. O Panamá até tentava sair jogando, mas mal passou do meio-campo, onde Luana foi soberana nas interceptações, e a goleira Lelê foi mera espectadora. O lado esquerdo voltou a funcionar aos 38 minutos, quando Tamires invadiu a área e cruzou para Ary Borges cabecear e, no rebote, fazer o segundo.

A etapa final teve a mesma tônica do primeiro tempo, com o Brasil indo para cima e não dando chances ao Panamá. Logo aos três minutos, Ary Borges recebeu livre na grande área e só rolou para Bia Zaneratto fazer 3 a 0. Foi o primeiro gol da atacante em três Mundiais pela seleção. A jogada teve início novamente em boa trama de Tamires e Debinha, duas das melhores jogadoras na partida. O Panamá finalizou pela primeira vez somente aos 12, mas sem perigo.

O Brasil continuou com ampla posse de bola, ultrapassando a marca de 30 finalizações e mal vendo o Panamá se assanhar no jogo. A estrela de Ary Borges voltou a brilhar aos 24 minutos do segundo tempo. Novamente de cabeça, a meia fez o seu terceiro gol, ampliando o placar para 4 a 0.

A estreia em Copas do Mundo com um hat-trick fez a jogadora igualar Pretinha e Sissi (1999) e Cristiane (2019), as únicas a marcarem três gols no primeiro jogo de um Mundial. A meio-campista saiu ovacionada ao ser substituída por Marta, que, longe de suas melhores condições físicas, teve atuação discreta na reta final da partida.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais