> >
Campeão da Libertadores pode enfrentar time de Benzema nas semifinais do Mundial

Campeão da Libertadores pode enfrentar time de Benzema nas semifinais do Mundial

Libertadores, que está nas semifinais, conta com os brasileiros Palmeiras, Internacional e Fluminense, além do Boca Juniors (ARG)

Publicado em 5 de setembro de 2023 às 11:22

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Benzema, atacante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita
Benzema, atacante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. (Reprodução / Redes Sociais @karimbenzema)

A Fifa sorteou, nesta terça-feira (5), os confrontos e o chaveamento do Mundial de Clubes de 2023. A cerimônia aconteceu em Jeddah, na Arábia Saudita, onde o torneio será realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro. O campeão da Copa Libertadores, que tem os brasileiros Palmeiras, Internacional e Fluminense, além do Boca Juniors (ARG), como concorrentes, vai enfrentar nas semifinais o vencedor do confronto entre Al Ahly x Al-Ittihad ou Auckland City.

A estreia de um possível time brasileiro no Mundial de Clubes será no dia 19 de dezembro. Entre os possíveis adversários do campeão da Libertadores está o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, que recentemente contratou Karim Benzema, atual vencedor do prêmio Bola de Ouro, além de N’Golo Kanté e Fabinho. O clube saudita, que garantiu a vaga no torneio por ser o atual campeão da principal liga do país-sede, joga a fase preliminar contra o Auckland City, time da Nova Zelândia e campeão da Liga dos Campeões da Oceania. O vencedor pega o Al Ahly (EGI), que conquistou o título continental africano.

Do outro lado da chave, o Manchester City, campeão da Uefa Champions League, terá pela frente nas semifinais o vencedor do confronto entre Club León (MEX) x Urawa Reds (JAP). Esta será a primeira vez que o time comandado por Pep Guardiola vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa.

Apesar de a Fifa querer manter o torneio anualmente, o atual formato ainda não está garantido para 2024. A entidade máxima do futebol deseja excluir o país-sede e fazer uma final em campo neutro entre o campeão da Uefa Champions League e o vencedor de um playoff intercontinental entre as outras Confederações.

Em 2025, o torneio será disputado por 32 equipes dos seis continentes, sendo realizado a cada quatro anos. O atual campeão do torneio é o Real Madrid. Nas últimas dez edições, o clube europeu sempre se sagrou campeão. O último brasileiro a conquistar o torneio foi o Corinthians, em 2012, e a última equipe do País a disputar a final foi o Palmeiras, em 2022, quando perdeu a decisão por 2 a 1 para o Chelsea.

Confira os confrontos do Mundial de Clubes da Fifa:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais