O atacante capixaba João Henrique Zampier, conhecido como "Batata", assinou seu primeiro contrato profissional com o Botafogo, nesta quinta-feira (19). A promessa de 16 anos terá multa rescisória de 50 milhões de dólares (cerca de 246 milhões de reais) e passará por período de teste no Porto, de Portugal.
Batata firmou vínculo com o clube alvinegro até abril de 2025. O jogador atuava na equipe sub-17 do Botafogo. No Glorioso, ele disputava o Campeonato Carioca da categoria.
Tratado como joia do Fogão, o jogador de 16 anos nasceu em Vila Velha. O atacante capixaba rumou para o Rio de Janeiro após se destacar na R9 Academy-ES, pela Go Cup 2017, disputada em Goiânia.
"Estou muito feliz. Cheguei aqui no clube faz cinco anos já. Passei por muitos momentos difíceis e é muito gratificante assinar o contrato com 16 anos só. Felicidade enorme para mim e para toda a minha família", declarou .
Aos 16 anos, Batata deve ser utilizado no time B do FC Porto, onde passará por avaliações. O clube internacional que quiser contar com os serviços do atleta antes do fim do contrato, deverá desembolsar 50 milhões de dólares. O Porto, por outro lado, tem preferência e pode exercer a opção de compra fixada no contrato.
O atacante, visto como grande promessa, ficou no Botafogo dos 12 anos aos 16 anos e ruma para Portugal, na noite desta sexta-feira (20), acompanhado do pai e do empresário. Batata ficará emprestado ao Porto por 20 dias.
"Recebi a notícia há pouco tempo. Fiquei muito feliz deles reconhecerem meu trabalho. Quero fazer muitos gols. Vai ser uma experiência e sensação incrível. Todo jogador sonha em jogar na Europa. Vou fazer o meu melhor lá para, se Deus quiser, dar tudo certo."
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta