BRASÍLIA - O Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0, neste sábado (25), no Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela nona rodada do Campeonato Carioca. O rubro-negro entrou em campo com os reservas e contou com um gol relâmpago para triunfar no clássico.
O gol da partida foi marcado por Matheus Gonçalves com cerca de 30 segundos de jogo. Foi a segunda vez que o jovem atacante de 17 anos balançou a rede adversária nesta temporada.
O clássico ainda contou com dois tentos anulados, um para cada lado, na segunda etapa. André, do Fla, e Carlos Alberto, do Botafogo, chegaram a marcar, mas as jogadas foram anuladas por impedimento.
O duelo entre os rivais começou quente, com o primeiro cartão saindo logo aos seis minutos, e terminou com três expulsos — todos do Botafogo. Ao todo, foram 13 cartões amarelos distribuídos na partida. Carli (já no banco de reservas, depois de ser substituído), Tiquinho Soares e Marçal receberam o vermelho por reclamação.
Patrick de Paula foi substituído ainda no primeiro tempo e deixou o campo de maca. Ele virou o joelho sozinho ao tentar cortar uma bola e precisou ser substituído antes do intervalo, ficando aos prantos no banco de reservas.
O clássico terminou tumultuado. Marçal chutou o microfone da transmissão após ser expulso, um torcedor tirou uma selfie após invadir o campo e policiais ficaram perdidos no gramado.
O rubro-negro segue sendo o único clube ainda invicto no Carioca, chegou aos 23 pontos na tabela, garantiu a vaga no mata-mata e pode se sagrar campeão da Taça Guanabara na próxima rodada. A equipe está a quatro pontos de distância do Flu, segundo colocado, e depende apenas de si para assegurar o título antecipado no clássico contra o Vasco.
O Botafogo, por sua vez, caiu para a terceira colocação, com 16 pontos. Foi a terceira derrota da equipe no Estadual, a segunda consecutiva.
O Fla volta a campo na terça-feira (28), no Maracanã, para o jogo de volta da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente Del Valle. Já o alvinegro carioca encara o Sergipe na quinta (2), pela primeira fase da Copa do Brasil.
A três dias da partida de volta da Recopa Sul-Americana e tendo que viajar para Brasília para o clássico, o Flamengo poupou os titulares e até o treinador. Vítor Pereira ficou no Rio de Janeiro com parte do elenco e o auxiliar Rui Quinta foi quem comandou a equipe.
A priorização da Recopa poderia ter custado o resultado do clássico, mas a equipe alternativa teve uma atuação à altura. Após o gol relâmpago, os rubro-negros conseguiram segurar a pressão do Botafogo e ainda criaram chances para ampliar o resultado.
Em desvantagem desde o primeiro minuto, o alvinegro comandou as ações da partida, mas pecou na conclusão das jogadas. Os mandantes acertaram no gol apenas uma das suas sete finalizações e levaram pouco perigo de fato ao gol do Fla.
Dos jovens, o atacante Matheus Gonçalves e o goleiro Matheus Cunha se destacaram. Além deles, Cebolinha e Marinho também foram bastante acionados e buscaram aproveitar a oportunidade.
A vitória no clássico dá certo ânimo à torcida antes da disputa do título do torneio da Conmebol. O Fla foi derrotado pelo Del Valle por 1 a 0 na ida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta