> >
Entenda expressões do 'titês', a linguagem de Tite nas entrevistas

Entenda expressões do 'titês', a linguagem de Tite nas entrevistas

Com estilo de coach motivacional, técnico ainda confunde os torcedores ao usar expressões como "treinabilidade" e "jogador terminal"

Publicado em 9 de dezembro de 2022 às 11:04

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

SÃO PAULO - Tite já anunciou que deixará o comando da Seleção Brasileira depois da Copa do Mundo do Catar. Passados seis anos desde que assumiu o cargo, suas longas explanações em entrevistas coletivas desafiam a inteligência dos jornalistas e ainda confundem os torcedores.

Tite. Entrevista coletiva com comissão técnica e o jogador Thiago Silva da seleção brasileira em Doha, no Catar
Tite introduz novos termos do futebol moderno nas entrevistas coletivas. (Vitor Jubini)

Parecendo um coach motivacional, Tite se vale dos conceitos mais rasos da autoajuda para gerir seu elenco e afagar o ego das estrelas — antes do jogo contra Camarões, disse que Daniel Alves, de 39 anos, "transcende o futebol", justificando a escalação do lateral direito.

Com a fala medida, enfatiza cada palavra e, todo empolado, apresenta novos termos do futebol moderno em sua própria linguagem, o chamado "titês". A seguir, apresentamos alguns verbetes do glossário do professor Tite.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais