Uma promessa do futebol feminino ascendeu em 2024. Sofia Gamonal, de 14 anos, é um jovem capixaba que atualmente defende as cores do São Paulo e foi um dos principais destaques da temporada. Anunciada em junho de 2024, em apenas um semestre Sofia conquistou quatro competições e foi uma das artilheiras do time, com 17 gols.
"Tive a oportunidade de jogar competições importantes nacionalmente e internacionalmente. Pude viajar para o Paraguai e para o Qatar para disputar a Conmebol Evolucion, onde times como River Plate, Nacional-URU, Allianza Lima, entre outros, disputaram", disse Sofia.
Em 2024, a adolescente levantou quatro troféus ao todo: Campeonato Paulista Sub-15, Liga Evolución Sub-14, considerada a Libertadores da base feminina, além do Festival Paulista Sub-14 e da Copa Paulista.
Sofia iniciou no esporte muito cedo, e começou a praticar futebol ainda com 6 anos de idade, em uma escolinha de futsal no colégio que estudava. Aos 10 anos entrou para a Grêmio Factory Players, um centro de treinamento especializado na formação de talentos no Espírito Santo, onde evoluiu como atleta e a levou ao FC Estadual em 2023, um dos maiores times femininos do estado. A oportunidade de fazer uma semana de teste no São Paulo veio logo depois de Sofia ingressar na OVT Academy, uma academia especializada em despontar atletas do ES para o mundo.
Perguntada sobre o que espera para o futuro, ela foi enfática em dizer que o maior desejo é seguir no Tricolor Paulista, e destacou como se sente bem no clube. "A minha adaptação foi muito boa e rápida! As meninas foram muito acolhedoras comigo e me senti muito bem lá. Me sinto muito orgulhosa pelo meu desempenho e grata à comissão por te me dado as oportunidades e a minha vontade é permanecer na equipe do São Paulo", declarou Sofia.
Pensando a longo prazo, Sofia também sonha em um dia integrar a equipe profissional do time e, quem sabe, vestir a amarelinha. "O meu maior objetivo é chegar no profissional, conseguir me destacar e ajudar a equipe. E é claro que vestir a camisa da seleção brasileira é sempre um desejo, e é um motivo para continuarmos trabalhando dia após dia", desabafou a atleta de 14 anos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta