> >
Libertadores vive mais uma temporada de hegemonia do futebol brasileiro

Libertadores vive mais uma temporada de hegemonia do futebol brasileiro

As últimas três edições da competição continental foram vencidas por times brasileiros. E ao menos um já está garantido na decisão deste ano

Publicado em 29 de agosto de 2022 às 16:01

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Copa Libertadores da América
Copa Libertadores da América. (Divulgação / Conmebol)
João Barbosa
Estagiário / [email protected]

Na edição de 2022, a Copa Libertadores da América começou com 10 clubes brasileiros, contando as partidas iniciais [antes da fase de grupos]. Já nas oitavas de final, o Brasil contou com 6 representantes, onde 5 se classificaram para as quartas de final e 3 avançaram para as semifinais: Athletico-PR, Flamengo e Palmeiras.

A hegemonia de clubes do Brasil na competição continental não é evidente apenas neste ano. Em 62 anos de Libertadores, os brasileiros levantaram a taça em 21 oportunidades e analisando um panorama das últimas 10 edições, triunfaram em 6 finais. Com três representantes na semifinal deste ano, o título de 2022 pode estar a caminho do Brasil mais uma vez.

ATHLETICO-PR

O Athletico Paranaense é o único na lista que nunca ergueu a taça da Libertadores. O clube do sul do País participou da competição por oito vezes, mas sempre bateu na trave ao chegar nas fases finais.

Neste ano, o clube começou sua trajetória no Grupo B, enfrentando Caracas (VEN), The Strongest (BOL) e Libertad (PAR). Nas três rodadas iniciais da fase de grupos, o clube não mostrou um bom futebol e precisou reagir nas rodadas decisivas, se classificando em segundo lugar para as oitavas de final, onde se reencontrou com o Libertad e se classificou após uma vitória [2 a 1] e um empate [1 a 1]. Nas quartas, enfrentou os argentinos do Estudiantes, tetracampeões da Libertadores, e foi com uma vitória suada fora de casa que o clube garantiu vaga na semifinal. Na campanha até aqui, o Furacão acumulou 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

FLAMENGO

Pedro marcou o gol da vitória do Flamengo após linda assistência de Arrascaeta
Pedro marcou o gol da vitória do Flamengo após linda assistência de Arrascaeta. (Thiago Ribeiro/AGIF)

O Flamengo, que hoje é considerado um dos favoritos ao título, teve uma campanha mais tranquila desde a fase de grupos. O bicampeão da Libertadores teve um início relativamente fácil no Grupo H. Com Talleres (ARG), Universidad Católica (CHI) e o modesto Sporting Cristal (PER), se classificou de forma invicta ao vencer 5 jogos e empatar apenas uma vez na fase inicial. Nas oitavas enfrentou os colombianos do Tolima, e após vitória modesta na casa dos adversários [1 a 0], aplicou um sonoro 7 a 1 em um Maracanã lotado.

Nas quartas, o encontro com o Corinthians promoveu o Clássico das Multidões. As duas maiores torcidas do Brasil se encontraram e viram o Rubro-Negro vencer com tranquilidade na primeira partida, fazendo 2 gols na casa dos adversários e vencendo por 1 a 0 no Maracanã, carimbando a vaga nas semifinais.

O clube carioca tem 9 vitórias e 1 empate nessa edição. De forma invicta até aqui, o Flamengo se prepara para enfrentar o Vélez Sarsfield, da Argentina.

PALMEIRAS

Weverton defendeu a cobrança de Rubens e foi fundamental na classificação do Palmeiras às semifinais da Libertadores
Weverton defendeu a cobrança de Rubens e foi fundamental na classificação do Palmeiras às semifinais da Libertadores . (Marcello Zambrana/Agif)

O tricampeão Palmeiras foi líder do Grupo A, invicto na série de 6 jogos da fase de grupos. O clube paulista vem embalado para buscar o tetra. Em um grupo que também era considerado fácil, o Palmeiras teve como adversários Emelec (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Independiente Petrolero (BOL) Com tranquilidade, os paulistas garantiram 100% de aproveitamento na fase de grupos e ao jogar as oitavas, também não decepcionou ao enfrentar o Cerro Porteño. Jogando no Paraguai, o Palmeiras aplicou 3 a 0 nos donos da casa, e no jogo do Allianz Parque goleou por 5 a 0 para cravar sua vaga nas quartas de final.

O adversário da vez seria o Atlético-MG, em temporada irregular, os mineiros chegaram a assustar o Palmeiras ao fazer 2 a 0 no Mineirão, mas pecaram ao sofrer o empate na segunda etapa da partida. Para a decisão em São Paulo, o Palmeiras precisava de vitória simples contra o Atlético, mas os clubes ficaram no empate [0 a 0] e a decisão partiu para os pênaltis. Apenas após 11 cobranças, o clube paulista fez 6 a 5 na marca da cal e garantiu o seu espaço na terceira semifinal consecutiva.

O Palmeiras enfrentará o Athletico-PR, e com o duelo, a presença de um brasileiro na final já é garantida. Enquanto Flamengo e Vélez irão decidir a outra vaga.

A expectativa para uma reedição da final de 2021 é grande. Naquela ocasião, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram no Estádio Centenário, no Uruguai, e os paulistas levaram a melhor. Analisando as campanhas de ambos os clubes neste ano, a possibilidade de a final se repetir é grande, mas como o futebol é cheio de surpresas, é momento de aguardar os espetáculos da semifinal e ver quem avança para a finalíssima de 2022 no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, que será disputada em 29 de outubro.

CONFIRA OS JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais