O atacante Richarlison, do Tottenham e da Seleção Brasileira, auxilia diversos projetos ligados à educação e, nesta segunda-feira (14), o jogador anunciou mais uma ação. O capixaba revelou que vai doar R$ 2 milhões em cursos completos de inglês para duas instituições sociais.
A ação, em parceria com uma empresa norte-americana do ramo de idiomas, vai contemplar a Associação Nova Venécia, localizada na cidade natal do jogador, no Espírito Santo, e a ONG Gerando Falcões, com sede em São Paulo, mas com atuação em diversos municípios.
Richarlison destaca a importância do aprendizado do idioma para os jovens com menos oportunidades, principalmente em um mundo globalizado, onde o inglês é a língua mais falada do planeta.
"Sei que ter um curso de inglês é fundamental e nem todo mundo tem condições de pagar pelas aulas. Por isso, pedi para que parte do meu cachê fosse pago em doações e a Open English (empresa parceira) gostou da ideia. Os cursos serão repassados para a Associação Nova Venécia, lá na minha cidade, e para o Gerando Falcões, que está presente em várias cidades do Brasil", revelou o atacante, em entrevista ao ge.globo.
Além da doação milionária, Richarlison também passa a ser embaixador da empresa parceira e aluno. O capixaba vai compartilhar, em suas redes sociais, uma série de conteúdos sobre sua experiência pessoal com o aprendizado do inglês. Além disso, o atacante falará sobre a importância desse conhecimento em sua carreira profissional e pessoal.
Nascido no interior do Espírito Santo, e de origem humilde, Richarlison conta que sempre estudou em escola pública e teve acesso apenas ao básico do inglês. Nessas sete temporadas, desde que foi jogar na Inglaterra, um dos maiores desafios para o jogador foi a comunicação.
"Eu sempre estudei em escola pública, e as aulas de inglês eram muito básicas, não dá para aprender o suficiente para o dia a dia aqui na Inglaterra. Por isso, principalmente nos dois primeiros anos, sofri bastante para entender o que falavam comigo e para me comunicar. Dei sorte de sempre ter outros brasileiros para me ajudar quando precisava, mas a gente acaba perdendo a autonomia", explica o jogador.
O inglês de Richarlison está evoluindo ano a ano. Hoje, o capixaba dá entrevistas e conversa com os torcedores locais. Mas, o atacante garante que vai seguir se dedicando em busca da fluência no idioma.
"Eu falo bem melhor do que falava há um ou dois anos. Peguei pesado nas aulas e agora consigo entender bem o que falam comigo, me comunico bem, mas sei que posso ir melhorando aos poucos, tanto para o dia a dia no clube, quanto para dar entrevistas e falar com os torcedores. Por isso, fazer aulas no esquema online da Open English vai ser ótimo, pois os professores são nativos e ainda se encaixa na minha rotina apertada de treinos".
Em uma entrevista coletiva, às vésperas da Copa do Mundo do Catar, em novembro de 2022, o atacante Richarlison brincou ao dispensar o tradutor e soltar a frase: I speak english, my friend (eu falo inglês, meu amigo). A brincadeira do capixaba, com o jornalista que fazia a pergunta, arrancou risos dos presentes, ganhou as redes sociais e virou meme.
Quase um ano depois, a expressão se transformou no slogan da campanha da qual o jogador será o garoto-propaganda. O fundador e CEO da Open English, Andres Moreno, explica que além do engajamento em ações sociais, Richarlison também foi escolhido para ser parceiro da empresa por conta do seu bom-humor.
"Acompanhando a carreira do Richarlison e da sua maneira original de se comunicar com os fãs - memes, dancinhas, música - principalmente durante a última Copa do Mundo, vimos o jogador como o match perfeito. Sem falar, claro, no fato principal de que ele genuinamente está procurando se desenvolver no idioma, e tinha interesse em fazer aula online com nossos professores nativos, em horários que se encaixavam em sua rotina atribulada de treinos. Somado a isso temos ainda um atleta ligado a ações sociais", pontua Andres.
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