A Copa do Mundo do Catar está cada vez mais próxima, para sermos já falta menos de um mês para o Mundial. Catar e Equador fazem o jogo de abertura no domingo (20 de novembro), às 13h, em partida válida pela primeira rodada do Grupo A.
Poucos eventos mexem com os sentimentos do torcedor como uma Copa do Mundo. Um evento como esse reúne os melhores jogadores do planeta defendendo as cores de suas seleções, e diversos espectadores ao redor do globo se reúnem para a grande festa.
Mirando o Mundial do Catar, A Gazeta preparou um conteúdo com destaques que você precisa saber para ficar informado sobre a Copa!
A lista mais esperada pelos brasileiros no período que antecede a Copa será divulgada no dia 7 de novembro, às 13 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quando o técnico Tite divulgará os 26 nomes que vão defender a Seleção Brasileira para o Mundial do Catar.
A convocação terá transmissão da TV Gazeta. O site de A Gazeta também fará a cobertura da convocação in loco, e a lista será divulgada em nosso site e redes sociais.
Os jogos do Brasil na fase de grupos serão na parte da tarde. Em duelos contra Sérvia, Suíça e Camarões, a seleção brasileira está no Grupo G do Mundial do Catar.
De norte a sul do país essa pergunta corre o Brasil em períodos de Copa do Mundo. Muitas pessoas, de forma leiga e por questões culturais, associam o dia de partida da Seleção Brasileira com um momento de descanso ou de sair mais cedo do trabalho. Mas especialistas em legislação trabalhista explicam que o certo é que haja um combinado entre empresa e funcionário.
Assim, com o combinado, nem o empregador e nem o empregado ficam prejudicados durante o período de jogos. Não existe uma lei que autorize a ausência do trabalhador em dia de partida do Brasil, se faltar, ele pode ser punido ou até mesmo demitido por justa causa. É bom ficar atento.
Prefeituras da Grande Vitória, no Espírito Santo, já anunciaram mudanças no expediente de servidores municipais em dias de jogos da seleção durante o campeonato. Tais alterações correspondem ao período da fase de grupos, onde o Brasil faz três jogos. Se passar para a próxima fase, novas mudanças devem ser anunciadas.
As prefeituras de Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão informaram que, até o momento, não há definição sobre liberação de servidores durante os jogos da Copa do Mundo. Em Vila Velha, a assessoria de imprensa disse que "como ainda falta muito até a Copa, não há definição sobre o assunto".
A reportagem de A Gazeta também entrou em contato com o governo do Estado para saber sobre o expediente dos servidores. De acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), ainda não há definição sobre o trabalho nas repartições nos dias de jogos da Seleção Brasileira.
Como em todas as Copas, algumas seleções figuram como favoritas para o Mundial deste ano. Analisando os últimos resultados, força dos elencos e o histórico em competições como esta, as cinco favoritas são: Brasil, Argentina, França, Alemanha e Inglaterra.
Durante o período da fase de grupos, o Catar receberá quatro partidas por dia: 7h, 10h, 13h e 16h, até do dia 2 de dezembro. Já nas oitavas, que começam no dia 3, serão dois jogos por dia até o dia 6 de dezembro. Já as quartas de final começam no dia 9, também com dois jogos por dia, até o dia 10.
As semifinais acontecem entre o dia 13 e o dia 14, com um jogo em casa dia. A grande final acontece no dia 18 de dezembro, ao meio-dia, em partida que deve parar boa parte do planeta durante a transmissão, que também será transmitida pela TV Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta