> >
Veja momentos marcantes da primeira semana da Copa do Mundo Feminina

Veja momentos marcantes da primeira semana da Copa do Mundo Feminina

A fase de grupos da Copa do Mundo Feminina começou com muitos gols e partidas emocionantes, recheadas de histórias e marcas importantes

Publicado em 27 de julho de 2023 às 10:54

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Brasil vai em busca do primeiro título da história na Copa do Mundo Feminina
Brasil vai em busca do primeiro título da história na Copa do Mundo Feminina. ( Thais Magalhães/CBF)

A Copa do Mundo Feminina está a todo vapor. A competição começou no dia 20 de julho e vai até o dia 20 de agosto, quando está marcada a grande final. O Brasil estreou na competição com a vitória sobre o Panamá por 4 a 0.

Além dos gols e lances bonitos, a Copa Feminina tem contado com alguns lances curiosos, que tem chamado a atenção de quem assiste às partidas. Reunimos algumas dessas curiosidades que rolaram até agora na primeira fase do torneio. Confira!

VAR falante

Para a competição, a Fifa implementou uma novidade. Todas as decisões do VAR (árbitro de vídeo) são narradas pela árbitra de campo para todo o estádio, bem parecido com o protocolo do futebol americano. E a novidade já foi testada. Na partida de estreia entre Nova Zelândia e Noruega, aos 41 minutos uma decisão do jogo precisou do auxílio do var, que foi narrada pela árbitra da partida nos alto-falantes.

FIFA está testando mudança importante no protocolo do VAR
FIFA está testando mudança importante no protocolo do VAR. (Reuters/Folhapress)

Goleiras se destacando

Uma posição que geralmente não tem muito destaque é a de goleiro. No entanto, nessa Copa do Mundo as arqueiras estão dando o que falar. É o caso da vietnamita Kim Thanh, que parou Alex Morgan e Rapinoe, dos Estados Unidos, e da haitiana Kerly Théus, que fechou o gol na partida contra a Inglaterra.

Kim Thanh e Kerly Théus fecharam o gol
Kim Thanh e Kerly Théus fecharam o gol. (Fotoarena/Folhapress e Reuters/Folhapress)

Gol heroico

A Suécia saiu perdendo a partida contra a África do Sul. Porém, as suecas conseguiram alcançar o empate, e nos últimos momentos da partida, chegaram a vitória, que veio após uma cabeçada certeira de Amanda Ilestedt, do Arsenal.

Amanda Ilestedt subindo mais alto que todas para virar a partida
Amanda Ilestedt subindo mais alto que todas para virar a partida. (Fotoarena/Folhapress)

Última Copa de Marta

A maior jogadora de todos os tempos já deixou claro que essa será sua última Copa do Mundo. Por isso, a craque tem desfrutado cada momento da competição, mesmo que no momento não venha sendo titular. A rainha demonstrou muita alegria em estar com suas companheiras neste momento tão importante para o futebol feminino.

Marta disputa sua sexta e última Copa do Mundo Feminina
Marta disputa sua sexta e última Copa do Mundo Feminina. (Fotoarena/Folhapress)

Jogo de número 300

A partida entre Colômbia e Coreia do Sul, válida pela primeira rodada do Grupo H da competição, representou uma marca histórica. Foi a partida de número 300 da Copa do Mundo Feminina. A competição começou em 1991, e a atual edição é a que conta com o maior número de seleções, com 32 equipes.

Gol olímpico histórico

Na partida entre Canadá e Irlanda, um golaço chamou muita atenção. As europeias abriram o placar com Kate McCabe, aos 4 minutos, com um gol olímpico, ou seja, marcado diretamente de um escanteio. O fato curioso é que este gol antológico foi o primeiro marcado pelo país na história da competição. No entanto, a felicidade parou por aí, pois as canadenses viraram a partida em seguida.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais