A Rádio Gazeta, a mais antiga dentre as emissoras atualmente no ar na Rede Gazeta, inicia uma nova fase com mais inovação em sua operação. Em parceria com a Speach, startup residente do Fonte Hub, a emissora passa a contar com inteligência artificial especializada na criação de vozes realistas, trazendo modernidade e eficiência para sua programação.
A novidade permite maior agilidade na produção de conteúdo, sem comprometer a qualidade sonora que o público já conhece. As gravações começaram na última semana e utilizam a voz do gerente de Rádios da Rede, Thiago Silvares, e já está no ar para os ouvintes.
"A implementação de ferramentas como a inteligência artificial e a voz clonada — no caso, a minha — demonstra como é possível integrar inovação sem perder a essência humana. Na Rádio Gazeta, estamos utilizando nas horas em que não temos locutores ao vivo para garantir informação e, principalmente, constância na programação. Isso nos permite atender às necessidades dos ouvintes de forma contínua e estratégica", explica o gerente, que destacou ainda que esta é uma ótima oportunidade de a rádio se reinventar num cenário de tecnologia em constante evolução.
Inovação em foco: como funciona a solução da Speach
Segundo o CEO da Speach, Marcos Guimarães, a inteligência artificial não substitui o papel humano, mas otimiza processos e entrega resultados com mais rapidez e eficiência.
“Ao contrário do que muitos pensam, a IA facilita a vida do ser humano. Neste caso, trouxemos mais agilidade à produção dos programas, liberando tempo para o Thiago se dedicar a outras atividades, além de reduzir custos para a rádio. Para o público, a qualidade permanece idêntica, com a tecnologia reproduzindo cada nuance da voz original”, explica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta