A decoração all black é uma tendência audaciosa e sofisticada que tem ganhado espaço no mundo do design de interiores. No entanto, criar um ambiente elegante sem cair no excesso requer um toque de mestre.
Segundo o arquiteto Yannick Athia, o segredo está no equilíbrio e na harmonia dos elementos. A seguir, o profissional elenca 4 dicas para você incluir essa cor na decoração do seu lar. Confira:
Na marcenaria, por exemplo, optar por acabamentos foscos ou texturizados pode adicionar uma sensação de profundidade ao ambiente sem torná-lo excessivamente carregado. Essa técnica pode ser utilizada tanto nos armários internos quanto nos externos, em uma área gourmet, enriquecendo o design da casa sem comprometer a estética.
Ao selecionar móveis, prefira aqueles de design clean e minimalista, que harmonizem com o espaço sem disputar a atenção. Um sofá na cor preta, cadeiras discretas ou um painel de ripas podem ser boas escolhas. Esses elementos contribuem para uma estética refinada e, ao mesmo tempo, mantêm a leveza do ambiente.
Elementos em preto, como puxadores, luminárias e peças artísticas, são essenciais para a unidade visual do espaço. Nesse projeto, assinado pelo arquiteto, a escolha de uma luminária linear e o uso do preto nos detalhes da escada harmonizado com a madeira, acarreta ao ambiente uma elegância fluida e uma atmosfera acolhedora sem sobrecarregar.
A parede de pedra, por sua vez, adiciona um toque de equilíbrio ao conjunto.
Itens decorativos, tais como almofadas e tapetes , têm o poder de introduzir uma diversidade de texturas que interrompem a uniformidade do ambiente, preservando uma gama de cores limitada.
Adicionalmente, elementos como vasos, pinturas e ornamentos, que podem ser completamente pretos ou combinar diferentes padrões, também enriquecem o espaço. Esses detalhes são essenciais para criar uma atmosfera acolhedora e esteticamente agradável, sem abrir mão da harmonia visual.
Por Andrezza Ribeiro
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta