Elétrico, por indução e a gás, o cooktop tem se tornado o queridinho para muitos na hora de escolher o fogão de suas casas, mas, por outro lado, existem aqueles que não abrem mão de um fogão tradicional, aquele que vem com o forno e os queimadores em um único eletrodoméstico.
No entanto, a utilização de cada um pode depender mais do que gosto ou parte estética: espaço, projeto, posição do ponto de gás entre outras coisas, o que pode levar a dúvidas sobre qual escolher. E para ajudar nessa escolha, conversamos com duas especialistas para falar sobre os dois tipos de fogão para tirar essas dúvidas.
Afinal, o que de fato difere os dois modelos? O fogão tradicional é mais “completo”, pois ele já vem com a parte do forno junto, que pode ser de embutir ou com os pezinhos. Já o cooktop não possui essa parte, tendo apenas os queimadores, sendo necessário também adquirir um forno de embutir, que pode ser a gás ou elétrico.
Por outro lado, o cooktop é uma opção mais versátil e se adapta mais ao espaço, otimizando o mesmo, facilitando a limpeza e manutenção. No entanto, ele acaba se tornando mais caro, já que é necessário comprar também um forno, avalia a arquiteta Gabriela Vicentini.
E por falar em preços, um dos pontos cruciais na hora da escolha, acaba sendo o valor de cada um.
Apesar das diferenças entre eles, não se tratam de rivais. O mais antigo ou o novato, vão conforme o gosto e necessidade de cada ambiente.
"Não acredito que o cooktop veio para substituir e sim para ser mais uma opção na hora de planejar a cozinha perfeita e ideal para o cliente. Acho que depende muito mais de gostos, custos de obra e decoração na hora de escolher", destaca a designer e engenheira civil Elis Nobre.
Ou seja, se você vai construir ou apenas quer mudar, é necessário saber o que de fato é importante para a sua cozinha. A praticidade e o custo-benefício acabam se tornando indispensáveis na hora de avaliar e escolher. O mais adequado é aquele que atende tanto à sua cozinha, quanto ao seu bolso.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta