Esqueça aqueles condomínios simples com apenas uma garagem quando se fala do programa Casa Verde e Amarela. A inovação chegou no planejamento das construtoras, que agora buscam trazer aos moradores benefícios inovadores, como energia fotovoltaica, quintal privativo e até espaço para os pets.
Os diferenciais entram não só para levar conforto a quem escolhe uma unidade nesses condomínios, mas também para suprir a necessidade dos moradores e oferecer mais opções de locais de convívio entre as pessoas, como mini mercados e lanchonetes.
Na Monopoly Construtora, por exemplo, empreendimentos semelhantes ao formato clube são a nova aposta. Os futuros moradores poderão usufruir de lanchonetes, centros comerciais e espaços para assistir a jogos de futebol ou qualquer outra atração televisiva juntos.
Esse formato também aparece na MRV Construtora com o marketplace Mundo da Casa. Ednéia Teixeira, gestora comercial da empresa, explicou que o objetivo é oferecer produtos e serviços próprios ou por meio de uma rede de parceiros, com preços mais acessíveis que o mercado.
A possibilidade de trabalhar de casa também foi pensada na hora de montar a planta dos condomínios. Isso, porque, muitas empresas permaneceram com o formato home office, mesmo com o fim do isolamento social, causado pela pandemia. Com essa nova demanda, a De Martin Construtora tem espaços de coworking com salas de reunião.
A evolução dos empreendimentos inclui ainda espaço para recarregar carros e motos elétricas, como nos empreendimentos da Morar e da Monopoly. O bike point, onde é possível fazer reparos na bicicleta, como trocar e encher os pneus, é interessante para os adeptos ao ciclismo e pode ser encontrado em empreendimentos da Monopoly.
A sustentabilidade também é outro foco dos novos condomínios, com ambientes como pomar e hortas compartilhadas, encontrados nos projetos da Morar e da MRV, respectivamente. Além disso, há projetos como o uso de energia fotovoltaica e o reaproveitamento de água, implantados tanto para gerar uma energia limpa, quanto para diminuir os custos dos moradores.
Além do diferencial em espaços compartilhados, a aposta nas mudanças também chega aos apartamentos. A Morar vem investindo em espaços com até 3 quartos e quintais privativos nos apartamentos térreos.
Já a Monopoly oferece porteiros individuais para cada torre. “O legal é que você não precisa descer e andar até a portaria principal. É possível pedir um carro de aplicativo ou entrega de comida direto e receber na torre onde mora”, explicou Lucas Franco, diretor técnico da Monopoly Construtora.
Para completar o pacote de novidades no Casa Verde e Amarela, o trânsito entra em cena com a pista de desaceleração. Sendo uma das novidades da Monopoly, ela é uma faixa que possibilita saída em locais com muita movimentação de veículos em certos momentos, como horários de transporte escolar.
Essa tendências de condomínios cada vez mais equipados vem ganhando espaço no Brasil e não só por parte das construtoras. Mais de 73% dos brasileiros mudaram a forma de enxergar a forma de ver as casas durante a pandemia e passaram a procurar condomínios com áreas de lazer. A pesquisa é da QuintoAndar, em parceria com o instituto Offerwise, realizada em 2022.
A técnica de enfermagem Sabrina Armani, 25, faz parte desse público. Ela comprou um apartamento no Vista da Barra Condomínio-Clube, localizado em Santa Paula II, Vila Velha, dentro do programa Casa Verde e Amarela. De acordo com a profissional, ela e o noivo queriam um espaço com várias opções de lazer sem se preocupar com lotação.
Para ela, as novidades existentes no condomínio, que incentivam desenvolver melhor a interação com os vizinhos e a harmonia dentro do condomínio são muito boas, pois são programadas de formas inteligentes. “Isso desencadeia o interesse dos moradores para os benefícios que o condomínio oferta e as famílias procuram paz e sossego sem precisar sair de casa”, conta.
“Ao longo do tempo, os clientes, inclusive dentro do programa Casa Verde e Amarela, têm aumentado o nível de exigência quanto à qualidade dos produtos e diferenciais. As famílias estão buscando mais o conforto dentro do apartamento e também no condomínio. Por isso, os empreendimentos que oferecem esse algo a mais, como home office, coworking, pet play, áreas livres e muito verde, entre outros, saem na frente”, destaca o gestor comercial da De Martin Construtora, Thiago Rizzo.
Mikaella Mozer é aluna do 25º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionada pela editora adjunta do Estúdio Gazeta Karine Nobre.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta