O quanto a união de pessoas com um ideal em comum é capaz de mover e transformar a realidade? No caso das cooperativas habitacionais, além de permitir que milhares de famílias realizassem o sonho da casa própria, no Espírito Santo elas contribuíram também para o crescimento ordenado das cidades, dando início ou potencializando o desenvolvimento de mais de 30 bairros, que passaram de vazios urbanos a regiões cada vez mais valorizadas.
A reportagem “Passado e presente: conheça a história de bairros no ES que surgiram de cooperativas”, da editoria Hub Imobi, de A Gazeta, que conta essa história em detalhes, é finalista na categoria Webjornalismo do 15º Prêmio de Jornalismo Cooperativista, realizado pela OCB-ES. O conteúdo, assinado pelos jornalistas Lara Rosado, Karine Nobre, Vinícius Viana e Flávia Martins, traz relatos de famílias que viram nas cooperativas habitacionais a possibilidade de mudar de vida, além de mostrar um panorama do impacto dessas novas moradias no crescimento das cidades, principalmente na Grande Vitória.
De acordo com a gerente do Estúdio Gazeta, Mariana Perini, essa indicação é um reconhecimento que veio para coroar o reposicionamento da editoria de Imóveis de A Gazeta, que se tornou o Hub Imobi em agosto, com mais espaço para contar histórias e trazer análises e conteúdos especiais sobre o mercado imobiliário capixaba.
Além do Hub Imobi, a Rede Gazeta tem outros 10 trabalhos finalistas no prêmio. Na categoria Webjornalismo, estão ainda Vilmara Fernandes, com a reportagem "Som das Caieiras: música ajuda crianças a superar efeitos da pandemia"; e Amanda Monteiro, Alberto Borém, Farley da Silva Ferreira e Vitor Jubini, que assinam a reportagem “Frutas do Sul do ES pegam a estrada e alimentam alunos de escolas públicas”.
Já Fernando Madeira e Vitor Jubini concorrem na categoria Fotojornalismo. Na TV Gazeta, José Aristides Melo e Raphael da Silva Verly concorrem na categoria Repórter Cinegrafista.
No Radiojornalismo, disputam o prêmio pela rádio CBN Vitória os jornalistas Patricia Vallim Silva Soares Rocha, com a reportagem “A Arte de Somar! Cooperativa de crédito leva projeto de Educação Financeira para as escolas públicas e crianças ensinam outras crianças”, e Vinicius Zagoto Gomes, com o trabalho “ONG resgata, através da educação, jovens em risco social de bairros violentos de Vitória”.
Ao todo foram 32 finalistas em oito categorias e a votação para o prêmio do júri popular começa na segunda-feira (14), no site www.premiodejornalismo.coop.br/votacao-popular/. O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro, durante solenidade de premiação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta