Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 10:00
O 2024 do mercado imobiliário do Espírito Santo foi marcado por grandes lançamentos e um cenário de aquecimento nos lançamentos, com cerca de 5 mil novas unidades e mais de 70 mil empregados no setor só na Grande Vitória, segundo dados mais recentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES).
Para o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, a retomada de obras importantes e os cenários econômico e político em 2024 favoreceram o crescimento desse mercado.
“O setor da construção apresentou bom desempenho em 2024, impulsionado pelo aquecimento do mercado imobiliário, com a retomada de obras do Programa Minha Casa Minha Vida, e também pelas obras relacionadas ao ano eleitoral, pelo dinamismo do mercado de trabalho e pela recuperação da economia brasileira”, avalia.
Douglas destaca ainda que o interesse do público em adquirir esses imóveis acompanhou a crescente do número de lançamentos, com o percentual de vendas atingindo 73,2% no Censo Imobiliário divulgado pelo Sinduscon-ES no primeiro semestre do ano – em comparação aos 68,9% da pesquisa anterior.
Outro dado que chama a atenção no relatório do Sinduscon-ES é a quantidade de obras que estavam na fase de acabamento, que representam 36,3% do total em construção.
Além disso, a variação acumulada do preço de venda residencial em Vitória foi de 9,59% até novembro de 2024, segundo o Índice FipeZap de Venda Residencial. Entre as capitais brasileiras monitoradas no relatório, a capixaba foi a nona que mais valorizou no ano passado. Já a variação da locação residencial foi de 9,95% no mesmo período, colocando Vitória como a décima capital com maior valorização no país.
Com a alta dos juros, que tende a dificultar o acesso ao crédito, a previsão do Sinduscon-ES é que este ano o mercado pode passar por uma desaceleração, comparado ao ano passado.
No entanto, empresas do setor se mostram otimistas com 2025 e preparam lançamentos que podem movimentar esse cenário e a economia do Estado.
Javé Construtora
Empar
Morar Construtora
Kemp Empreendimentos
Soma Urbanismo
igom e Mazzini
Grand Construtora
Mivita
Sipolatti.inc
Mocelin Engenharia
RS Construtora
Galwan
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta