> >
Mercado imobiliário de Vila Velha cresce e atrai novos empreendimentos

Mercado imobiliário de Vila Velha cresce e atrai novos empreendimentos

Celebrando seus 487 anos nesta segunda-feira (23), o município mostra que tem potencial para novos moradores e continua em ascendência de valorização no mercado imobiliário

Publicado em 23 de maio de 2022 às 18:06- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 8min de leitura
Data: 30/09/2019 - ES - Vila Velha - Bairro Jockey de Itaparica - Editoria: Imóveis - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Bairro Jockey de Itaparica tem sido a direção do crescimento de Vila Velha. (Ricardo Medeiros)

Nesta segunda-feira (23), Vila Velha celebra seus 487 anos e demonstra que tem potencial para novos moradores. Isso porque o município tem continuado sua curva ascendente de valorização, mesmo com a expectativa de um arrefecimento de vendas do mercado, comparando com o ano de 2021. Dados recentes do índice FipeZap mostram que o município canela-verde já valorizou 5,32% somente este ano, ficando na frente de mercados consolidados como o de São Paulo (2,02%), Rio de Janeiro (que registrou queda de 2,09%) e até mesmo Balneário Camboriú (3,2%), uma das cidades que esteve entre as mais valorizadas do mercado nacional, no ano passado.

Dados do 38º Censo do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) mostram que o município foi o que mais teve unidades entregues no último ano, totalizando 1.193, seguido de Vitória, com 147 e em terceiro, Serra, com 90. Ao todo, foram concluídos 8 empreendimentos em Vila Velha de julho a dezembro de 2021, em Vitória, 4 e na Serra, 2.

Segundo o diretor da Associação das Empresa do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Alessandro Torezani, a adequação aos preços do mercado tem gerado essa valorização, mas também por ainda haver muitos espaços para crescer, como a região do Jóquei, atualmente a bola da vez para o mercado.

Aspas de citação

Temos ali um conjunto de fatores benéficos que auxiliam nessa alta visualização dos compradores, como infraestrutura viária planejada (ruas largas), facilidade de acessos a outros bairros e municípios, proximidade a terminais de ônibus e à Rodoviária, terreno planos, proximidade a shopping com vários serviços e a faculdades

Alessandro Torezani
Diretor da Ademi-ES
Aspas de citação

Para ele, isso também fez com que as empresas visualizassem outras oportunidades, elevando o padrão de seus produtos na região. O empresário do setor e diretor da Chiabai Imóveis, Fábio Chiabai, também compartilha essa visão, já que a valorização do município tem contribuído para trazer novos investimentos. Prova disso é que o município vai abrigar um dos empreendimentos mais altos do Estado, cujo valor geral de vendas (VGV) fica na ordem de R$ 1,5 bilhão, afirma Chiabai.

“Com isso, o município começa a atrair novos comércios e negócios, assim como restaurantes de alta gastronomia, que já estão sondando o município para se instalar. A região do Jockey de Itaparica está em crescimento acelerado e marcas famosas e de alto padrão estão indo para o município, de olho nesse novo público”, diz.

“CIDADE PRONTA”

Para o diretor comercial e sócio da Grand Construtora, Gustavo Rezende, Vila Velha é uma “cidade pronta para se morar há muito tempo”. Segundo ele, era questão de tempo até que o mercado imobiliário começasse a investir em produtos mais sofisticados no município. Exemplo disso é o Taj Home Resort, localizado em Jockey de Itaparica, que além de contar com lazer de resort, será um dos prédios mais alto do Estado e com foco no luxo.

“Enxergando essa competência de Vila Velha, que já é um dos melhores lugares para se morar no Espírito Santo e de se tornar uma referência no Brasil, há muitos anos estudamos o Taj Home Resort, lançamos em 2021. Com o empreendimento, as pessoas começaram a enxergar o Espírito Santo como uma rota de luxo, principalmente Vila Velha”, afirma.

Para a diretora da Kemp Engenharia, Rubia Zanelato, a tendência é que o município continue sua valorização crescente, já que há ainda grande oferta de terrenos extensos para se construir e também próximos ao mar, com preços competitivos. “Além disso, há espaço para a criação de bairros planejados. A cidade ainda tem um grande potencial de desenvolvimento turístico e econômico”, explica.

O diretor-presidente da Galwan, José Luís Galvêas Loureiro, também destaca a oferta de terrenos no município, principalmente na direção da Barra do Jucu, que é para onde a cidade está crescendo. "Está havendo uma valorização dessa região que vai do final da praia de Itaparica até a Barra do Jucu, com lançamentos de condomínios verticais", avalia.

Vila Velha - ES - Morro da Concha na Barra do Jucu.
Cidade deve crescer também em direção à Barra do Jucu. (Vitor Jubini)

E também deu destaque para a velocidade de vendas dos imóveis no município, com o exemplo de um dos lançamentos da construtora, que esgotou as unidades em tempo recorde, conta. “Isso nos animou para lançar até julho o Residencial Jardins de Verona, na Alameda do Amor, em Itapuã”, adianta.

AÇÕES MUNICIPAIS

Outro fator que tem contribuído para a valorização e notoriedade do município dentro do mercado imobiliário tem sido as ações por parte do poder público. “A administração pública tem enxergado que melhorar a infraestrutura viária, energia elétrica e saneamento básico das áreas periféricas é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos consumidores de produtos mais econômicos”, avalia o diretor da Ademi-ES, Alessandro Torezani.

Para ele, o município tem outras áreas que devem atrair empreendimentos de alto padrão e também econômicos. “Vila Velha ainda tem muito a crescer. Mas isso ocorrerá de forma gradual, as empresas vão adensando, à medida que o mercado vai aceitando e valorizando o local. Já os econômicos devem se concentrar em áreas mais ao largo da costa, onde os terrenos ainda tem valor mais atrativo”, avalia.

ALGUNS EMPREENDIMENTOS

TAJ HOME RESORT

Taj Home Resort, Grand Construtora/ Divulgação
Taj Home Resort tem área de lazer e serviços com estrutura de resort. (Grand Construtora/ Divulgação)

VISTA DA BARRA

Vista da Barra, Morar
O Vista da Barra tem apartamentos de 2 quartos com suíte, 2 quartos e 2 quartos com escritório. (Morar Construtora/Divulgação)

VILLA SANTA INÊS RESIDENCIAL CLUBE

VILLA SANTA INÊS RESIDENCIAL CLUBE
O Villa Santa Inês Residencial Clube tem  três torres com apartamentos de 2 quartos e 2 quartos com suíte. (De Martin Construtora/Divulgação)

MARES DA COSTA

Residencial Mares da Costa, na Praia da Costa, é um dos empreendimentos da Javé em Vila Velha
Mares da Costa, na Praia da Costa, possui três torres com entradas independentes para ruas diferentes. (Javé/Divulgação)

PRAIA BOULEVARD

Praia Boulevard Argo Construtora
O Praia Boulevard tem unidades de 2 quartos com suíte. (Argo Construtora/Divulgação)

LAGUNA PARK

Vista aérea de loteamento da CBL Desenvolvimento Urbano
Vista aérea do Laguna Park, loteamento da CBL em Vila Velha. (CBL/Divulgação)

VERANO

Promoções de imóveis em novembro têm até um ano de condomínio pago
Verano tem unidades de 2 e 3 quartos com suíte. (Épura/Divulgação)

COSTA NOVA

Edifício Costa Mare, em Vila Velha
O condomínio Costa Mare terá duas torres, com 120 apartamentos no total. (Opportunity/Divulgação)

WAGNER REZENDE

Wagner Rezende, Barbosa Barros
Wagner Rezende tem 2 quartos com uma vaga de garagem. (Barbosa Barros/Divulgação)

ILHA DE MIKONOS

Ilha de Mikonos da Kemp Engenharia
Ilha de Mikonos da Kemp Engenharia está localizado na Rodovia do Sol, Praia de Itaparica. (Kemp Engenharia/Divulgação)

SHOWA NATURE LIVING

Showa Nature Living
Showa Nature Living terá 116 unidades com possibilidade de personalização de plantas e acabamentos. (Apex Realty/Divulgação)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais