Uma nova proposta tem ganhado espaço nos projetos de decoração: as portas de metal, também conhecidas como portas de serralheria. Fugindo do padrão da marcenaria, elas apresentam uma espessura mais fina, o que é ideal para os ambientes compactos e que buscam um ar mais moderno.
Segundo a arquiteta e diretora da Innovare Esquadrias, Roberta Drummond, as portas de metal são à prova d ́água, trazem conforto térmico e acústico e podem ser utilizadas para revestimento de fachadas, e também em esquadrias no contexto geral.
“Podemos ter portas de ACM (Material Composto de Alumínio) em qualquer ambiente, seja ele interno ou externo. O material resiste a quaisquer situações climáticas, serve para ambientes que precisam ter resistência à água, à chuva, à umidade em geral e a agentes biológicos como cupim. Além de ter alto padrão de acabamento no laqueamento", explica Drummond.
Para a arquiteta Marina Carvalho, ao usar esse material, o ideal é que a porta harmonize com as cores do ambiente, produzindo o sentido de unidade. Mas, para quem prefere fugir desse padrão, as serralherias coloridas em tons suaves são uma boa opção. Elas adicionam alegria ao espaço.
“Se a porta de serralheria tiver um bom desenho com vidro, textura ou cores diferentes, considero que ela tem muito a acrescentar como uma peça de decoração, preenchendo bem o espaço. Pensando nos estilos decorativos, a serralheria se encaixa com traços do industrial e do contemporâneo em que, além das portas, também registra o metal em outros pontos e formatos”, diz Marina Carvalho.
Ainda de acordo com a arquiteta, nas casas próximas à praia, o mais recomendado é utilizar portas de alumínio. Outro tipo de material pode acabar estragando por conta da maresia.
É importante ficar atento também aos cuidados. Evite batidas para não lascar a tinta. Na hora de limpar, não utilize nenhum abrasivo como solvente que possa manchar o verniz. E, se possível, reforce a pintura periodicamente.
Confira abaixo as dicas de onde usar cada material:
As portas de serralharia são ideais para casas e apartamentos, pois possuem diversos tipos de sistemas de abertura. As opções, nesse sentido, são muitas. Por isso, preparamos uma lista para te ajudar a entender qual o estilo de porta mais adequado para os ambientes:
As portas de correr contam com o auxílio de trilhos para, na hora de abertas ou fechadas, se deslocarem horizontalmente. Entre as vantagens estão a flexibilidade, integração e privacidade: quando aberta, as portas de correr podem permitir a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior. Para ambientes apertados, lavabos, depósitos, quartos pequenos, entre outros cômodos, elas são uma excelente solução para ampliar o espaço e aumentar a circulação.
A porta pivotante utiliza dois pivôs para se fixar ao batente e fazer o movimento de abrir/fechar. É indicada para projetos de alto padrão e na maioria das vezes é utilizada na entrada da casa ou cômodo. A principal vantagem de uma porta pivotante é a sua estabilidade. Todo o conjunto é suportado por um pivô no chão e por outro pivô no topo da porta. O funcionamento da porta pivotante é semelhante ao da de abrir. A diferença é que a pivotante usa um pino – chamado de pivô – em cima e embaixo da folha, em vez de dobradiças. Essa é uma das razões que tornam a porta pivotante mais elegante e moderna. É usada em ambientes mais sofisticados.
As portas camarão são aquelas com uma articulação central, permitindo que as folhas da porta se abram uma sobre a outra. Elas podem vir sozinhas ou em dupla, tudo vai depender do espaço que você dispõe e também do cômodo em que a porta será instalada. Elas são ótimas opções para, ao mesmo tempo, dividir e integrar ambientes. Outro benefício deste tipo de porta é a economia de espaço. Ela consegue dividir ambientes, mas não tem o arco de uma porta convencional, garantindo mais funcionalidade à peça.
São as tradicionais, mais comuns e mais procuradas, podem ter diversos desenhos, tamanhos, cores e materiais. São as mais indicadas para entrada do ambiente e também as mais acessíveis, já que seu design é o tradicional. São as portas de passagem mais comuns, com abertura em uma folha. Adequam-se a qualquer tipo de projeto, são econômicas, facilmente encontradas à pronta-entrega e vedam bem a passagem de som, mas têm dimensões limitadas. Indicadas para locais de passagem habitual, como a entrada de dormitórios e banheiros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta