O Kleber Andrade completou, em 2024, 10 anos da sua rescontrução. Na época, mesmo inacabado, o estádio foi aberto para seleção de Camarões, que realizou os seus treinamentos durante a Copa do Mundo de 2014. Na última década, o Klebão colecionou grandes jogos, títulos e até show internacional, que o ge.globo relembra em 10 principais momentos.
No dia 15 de janeiro de 2014, o Governo do Estado do Espírito Santo selou acordo com a Federação Camaronesa de Futebol, no qual possibilitou o Kleber Andrade de receber a Seleção de Camarões treinar no Monumental de Campo Grande. Apesar de não ser considerada uma das sedes da maior competição de futebol do planeta, o estádio ficou marcado por ser a 'casa' dos Leões Indomáveis durante a preparação para a Copa do Mundo.
Dentre os nomes mais conhecidos da seleção africana, estiveram no campo do 'Klebão': Samuel Eto'o (ex-Internazionale e Barcelona), Rigobert Song (ex-Barcelona), Joel Matip (atualmente no Liverpool) e Choupo-Moting (ex-Bayern). Vale lembrar que Camarões estava no Grupo A, encabeçado pela Seleção Brasileira. Ao final do torneio, os camaroneses não voltaram à casa com boas memórias. Em uma competição marcada por polêmicas, os selecionados não conquistaram um ponto sequer.
No primeiro jogo oficial do novo Kleber Andrade, realizado em agosto de 2014, Rio Branco-ES venceu o São Mateus, de virada, por 3 a 1. A partida, válida pela Copa Espírito Santo, contou com mais de 6 mil torcedores presentes e fechou com uma renda total de R$ 26.810,00. Naquela tarde de sábado, o torcedor alvinegro matou a saudade de ver o clube do coração em sua tradicional casa, após sete anos, já que o estádio havia sido desapropriado no final de 2007.
Apesar do mando e favoritismo ser do Capa-Preta, pela ocasião especial, foi Nadson, do Pitbull do Norte, quem marcou o primeiro gol do 'novo Klebão'. Porém, o anticlímax alvinegro seria revertido em grande atuação de Robert Gladiador e Carlos Vitor, que marcou duas vezes e garantiu uma sequência de três triunfos consecutivos do Brancão no torneio.
Para atrair os holofotes ao já reformado monumento capixaba, o artista Paul McCartney se apresentou em um show triunfal no Novo Kleber Andrade. O ex-Beatle arrastou multidões e protagonizou, em turnê de 'Out There', o espetáculo de maior importância na história do Espírito Santo. Ao todo, 33 mil fãs saíram de casa em uma segunda-feira à noite, para disfrutarem inúmeras canções que marcaram época em todo o planeta.
Dentre os 'hits' de maior sucesso, Paul McCartney levantou o público com 'Blackbird', 'Let it be', 'Hey Jude' e 'Yesterday'. Homenagens também não faltaram a John Lennon, George Harrison e Jimmy Hendrix. No intervalo entre as músicas entoadas pelo artista e todo o público, o inglês não deixou a língua portuguesa em casa. Por diversas vezes, 'Macca' se enturmou ainda mais com os capixabas, interagindo com "boa noite", "obrigado" e até se aventurando com "Essa é para o meu querido John".
Desde a reforma do estádio Kleber Andrade, nenhuma partida entre clubes do Espírito Santo superou, em público, a final do Campeonato Capixaba 2015. Na grande decisão, o Rio Branco-ES empatou com a Desportiva Ferroviária, por 1 a 1, e levantou a taça do Estadual daquele ano. Foram quase 16 mil torcedores, divididos entre alvinegros e grenás, que fizeram o maior espetáculo das bancadas capixabas nos últimos anos.
Com a primeira partida da final tendo sido vencida pelo Brancão, a Tiva foi ao ataque desde o início para igualar o placar agregado. Ainda na etapa inicial, Bruninho Araújo abriu o marcador em falta cobrada na área, de muito longe, que contou com falha de Paulo Vitor, deixando tudo igual. Aos 41 minutos de jogo, no entanto, a alegria mudaria de lado. De pênalti, Ratinho balançou a rede grená e fez o gol do trigésimo sétimo título estadual do Capa-Preta.
Recentemente, no Espírito Santo, o Botafogo foi ao Kleber Andrade e venceu o Grêmio, por 2 a 1, em partida válida pelo Brasileirão com direito à festa da torcida alvinegra. O Fogão também fez clássico, contra o Flu, em nova vitória, por 2 a 1, pelo Estadual 2016. Já o Tricolor Carioca, passou invicto nas últimas vezes que jogou no Klebão: em triunfo sobre o Sampaio Corrêa e igualdade contra o Atlético-MG. Em 2017, o time das Laranjeiras também enfrentou o Flamengo, quando empatou, por 1 a 1, pelo Campeonato Carioca.
No caso do Rubro-Negro, o clube possui três dos cinco maiores públicos do estádio. Em duas destas ocasiões, o Flamengo saiu com a vitória: Athletico-PR (2016) e Internacional (2016), ambas por 1 a 0. Durante a temporada passada, em 2023, o Furacão se vingou e venceu por 3 a 0. Segunda maior torcida do Espírito Santo, os vascaínos completam o top-5, em duas partidas contra o Volta Redonda, sendo a mais recente o maior número de espectadores presentes, desde a reforma.
Durante muito tempo, o grande sonho brasileiro nas Olímpiadas foi a medalha de ouro no futebol. A obsessão seria quebrada nos Jogos do Rio, em 2016. No entanto, durante a preparação, o caminho dos selecionados por Rogério Micale não foi dos mais fáceis. Antes da competição começar, o Brasil enfrentou a seleção nigeriana e perdeu, por 1 a 0, no Kleber Andrade. O time repleto de jogadores de renome seria vaiado pelo público presente em Cariacica.
O esquadrão brasileiro enfrentava uma desconhecida Nigéria, que até os dias atuais não possui atleta que tenha vingado naquele selecionado. Pela Canarinha, o cenário era outro. Faziam parte daquela equipe: Ederson, Fabinho, Rodrigo Caio, Gabriel Jesus, Thiago Maia, Gabigol, Felipe Anderson, Rafinha Alcântara, Andreas Pereira, Malcom e Luciano. Ainda assim, após um gol sofrido logo cedo e uma atuação incrível do goleiro Emmanuel, os capixabas vaiaram a Seleção prestes aos Jogos Olímpicos.
Uma das maiores surpresas do futebol capixaba nos últimos anos, o Atlético Itapemirim chegou à final da Copa Verde 2018. Se classificando após a conquista da Copa Espírito Santo 2017, o time do sul do estado eliminou 'favoritos' pelo título, até finalmente alcançar a decisão. Nas oitavas de final, o Brasiliense sofreu na ida e na volta, perdendo ambos os jogos. Depois da primeira 'zebra', classificações contra Cuiabá e Luverdense chamaram atenção pelo nível dos mato-grossenses.
Após rumar à final de maneira invicta, o Atlético Itapemirim chegaria ao Kleber Andrade para tentar mais um feito histórico. Dessa vez, o adversário era o Paysandu. No entanto, a invencibilidade do Galo da Vila foi quebrada diante de quase 7 mil torcedores, que apoiavam o clube do interior capixaba. Na ida, o Papão venceu por 2 a 0, garantindo o título no Mangueirão, na volta, ao empatar por 1 a 1.
O Serra começou o ano de 2019 com tudo. Classificado à Copa do Brasil, após ser campeão capixaba em 2018, o Cobra Coral deu fim a um jejum de 24 anos. O Espírito Santo não colocava um clube na segunda fase da competição desde 1994, com o Linhares. Na primeira fase, o então time liderado pelo artilheiro Rael foi 'cruel', e se classificou contra o Remo, na vitória por 1 a 0. O triunfo deu a vaga ao Tricolor Serrano, que teria o mando de campo para enfrentar o Vasco, no Kleber Andrade.
Sendo assim, o espetáculo no 'Klebão' estava feito. Reconhecida por ter a segunda maior torcida do Espírito Santo, os vascaínos 'invadiram' o bairro de Campo Grande para ver o Gigante da Colina. Apesar da maioria dos cruzmaltinos no estádio serem capixabas, não houve cordialidade com o Serra, clube local que representava o estado. O Cobra Coral foi vaiado no gramado e também não foi páreo aos cariocas, que venceram por 2 a 0 e deram fim ao sonho tricolor.
Após a desistência do Peru, por não cumprir exigências da FIFA, o Brasil se tornou palco da Copa do Mundo Sub-17 2019. Outro país que teve a candidatura retirada foi Ruanda. Ao disponibilizar quatro sedes para o evento, o Espírito Santo não ficou de fora, com o estádio Kleber Andrade. A casa do futebol capixaba recebeu jogos dos Grupos D, E e F.
A competição terminou com o Brasil campeão. No entanto, a dona da casa sequer pisou no Kleber Andrade. Foram 13 seleções que atuaram em Cariacica: Argentina, Camarões, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Paraguai, Senegal e Tajiquistão. A sede deu adeus ao torneio na fase das quartas de final, nas partida entre Holanda x Paraguai e Coreia do Sul x México. Dentre as promessas presentes, o grande destaque foi Pedri, do Barcelona.
Após nove anos de seca, o Rio Branco-ES conquistou o 38º título do Campeonato Capixaba, contra o Rio Branco VN. A taça levantada marcou uma revanche, de quatro anos depois, quando o Polenteiro bateu o Capa-Preta. No Kleber Andrade lotado, na tarde de um sábado, 9 mil torcedores foram ao Monumental de Campo Grande acompanhar a decisão do Estadual 2024.
O triunfo na partida de ida marcou um favoritismo alvinegro, que precisava apenas de um empate para levar o título. Sendo assim, o Rio Branco VN tomou as rédeas do jogo e abriu o placar, ainda no primeiro tempo, com chute de longe de Pepeu. O resultado garantiu a disputa de pênaltis, para definir quem se classificaria ao Brasileirão Série D. Com a mão na taça, durante a marca da cal, o Tricolor esteve a uma rodada para ser campeão. No entanto, o goleiro Neguete liderou a virada e fez história.
- Texto feito por Sidney Magno e Tiago Taam, do portal ge.globo.com
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta