> >
Após 10 anos fora, Cetaf encerra participação na LDB com saldo positivo

Após 10 anos fora, Cetaf encerra participação na LDB com saldo positivo

Equipe capixaba retornou para as competições nacionais com o objetivo de dar rodagem para um elenco jovem e mira o retorno nas próximas edições

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 19:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Cetaf encerra participação na LDB 2023 com 3 vitórias e duelos parelhos contra gigantes do basquete brasileiro
Cetaf encerra participação na LDB 2023 com 3 vitórias e duelos parelhos contra gigantes do basquete brasileiro. (Vinicius Molz Schubert)
Breno Coelho
Estagiário / [email protected]

Após 10 anos, o Espírito Santo voltou a ser representado em uma competição nacional de basquete. O Instituto Viva Vida/Cetaf encerrou a sua participação na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em Caxias do Sul, na última quarta-feira (26), e tem muitos motivos para comemorar.

A equipe capixaba foi a mais jovem da competição com apenas 3 jogadores de fora do estado, e um elenco basicamente sub-19. No entanto, o IVV/Cetaf conseguiu disputar de igual para igual com grandes forças do basquete brasileiro. Em números foram 11 jogos, 3 vitórias e 8 derrotas, com um aproveitamento de 27,3% (igual a times como São Paulo e Botafogo), campanha que rendeu a 10° posição do Grupo A para os capixabas.

As 3 vitórias foram contra o União Corinthians-RS (67x58), Joinville-SC (64x58) e Rio Claro-SP (70x65). Além disso, fizeram jogos duros contra Pato Basquete-PR, São Paulo e Vasco, perdendo por uma diferença pequena de pontos.

Para o treinador do IVV/Cetaf, João Victor Freitas, o objetivo do clube foi conquistado na competição. “Queríamos dar rodagem e bagagem para os nossos atletas mais novos. Fomos para a competição com 3 atletas de fora e os outros todos daqui do Estado. Inclusive 3 dias após chegarmos da última etapa da LDB, conseguimos nos sagrar campeões do adulto da Copa Espírito Santo de Basquete, com a mesma equipe”, celebrou.

A LDB 2023 marcou o retorno do basquete capixaba ao cenário nacional. O planejamento da diretoria do clube é permanecer na disputa pelos próximos anos. “Temos planos de permanecer na competição, trazer de volta pro calendário, pois nosso objetivo era retornar à competição, levar uma equipe jovem para preparar uma equipe capixaba que estivesse presente nas próximas edições”, disse Felipe Azevedo, ex-atleta profissional e coordenador geral do Instituto Viva Vida/Cetaf.

Participação do Cetaf na LDB 2023

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais