O IronCruz Portocel Endurance Triathlon está de volta após dois anos paralisado por conta do período de alta da pandemia de Covid-19. A prova será realizada em Aracruz, neste sábado (09), e vários triatletas com títulos importantes no currículo confirmaram a participação: o atleta olímpico Diogo Sclebin, Santiago Ascenço, Bruno Manzoni, Luis Ohde, Carol Bilato, Luma Guillen, e os capixabas Hellen Fante e Felipe Annunciato, entre tantos outros são destaques da competição.
O triatleta olímpico Diogo Sclebin, foi o vencedor geral da primeira edição do evento e afirma que a prova está se tornando cada vez mais atraente tanto para atletas profissionais quanto para amadores. "Ter uma prova desse calibre é de extrema importância para atrair novos atletas para o esporte na região. Já que normalmente a maioria das competições acontecem em São Paulo, por exemplo. É ótimo para difundir o esporte no Espírito Santo", disse o atleta.
Sclebin considera o IronCruz como uma das competições mais importantes do triatlo nacional, além de servir como grande palco de preparação para o ciclo olímpico. "Pelo nível dos atletas inscritos e pela organização, é uma prova que permite que atletas de curta e de longa distância participem bem. Eu venho treinando firme e tenho priorizado a preparação para essa competição", complementou em entrevista para A Gazeta.
A atleta capixaba Hellen Fante, que é de Vitória, também está confirmada no IronCruz, e está animada com a segunda edição. "Essa edição está diferenciada, com novo formato. Além de ser numa distância atípica, a largada na parte da tarde atribui um desafio extra aos atletas. O percurso é bonito e agradável, sem grande altimetria, porém teremos o vento da tarde e não é permitido vácuo. Ou seja, não será nada fácil! Espero conseguir entregar meu melhor", disse.
A prova que vai ser realizada em Aracruz é uma oportunidade importante para que os atletas testem sua performance. O Ironcruz Portocel conta com mais de 160 inscritos para competir individualmente e seis equipes que farão revezamento entre as modalidades da prova. As distâncias são maiores que as do triatlo olímpico: 1,7 km de natação em mar aberto, 60 km de ciclismo e 15 km de corrida, em um percurso que terá largada e chegada na localidade de Barra do Sahy.
A triatleta Gabriela Engel, moradora de Aracruz e organizadora da competição, explica que nesse tipo de prova os participantes costumam avaliar seu desempenho e se preparar para competições oficiais.
Gabriela observa que a prova também é uma oportunidade para divulgar o município de Aracruz e fortalecer a economia local. A competição ocorre no mês de julho, época que geralmente é de baixa temporada no turismo de litoral, e a realização do Ironcruz demanda diversos serviços, tais como hospedagem, alimentação e atividades de apoio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta