O governo do Estado liberou nesta quinta-feira (30) os editais do Bolsa Atleta e do Compete Esportivo, programas de incentivo ao esporte capixaba que têm como principal objetivo beneficiar atletas e paratletas de diversas categorias em todo o Espírito Santo.
O Bolsa Atleta beneficia atletas de alto rendimento com um auxílio financeiro mensal que é utilizado para manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva do beneficiado. O recurso mensal ofertado deve ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica. Além de auxílio na compra de medicamentos, suplementos alimentares e transporte dos competidores.
De acordo com a legislação atual, podem participar do processo de seleção do programa os atletas nascidos e residentes no Espírito Santo há, no mínimo, dois anos, bem como os atletas não nascidos em terras capixabas, mas que competem pelo Estado, e tenham residência comprovada de, no mínimo, cinco anos por aqui.
O Bolsa Atleta é dividido em quatro categorias e o benefício mensal é repassado da seguinte forma:
Em 2022 o Governo do Estado pretende ofertar 170 bolsas e está batendo o recorde tanto de atletas contemplados quanto de investimento para as categorias. Cerca de R$ 2,7 milhões serão movimentados com o programa deste ano.
Já o Compete Esportivo custeia viagens de avião, de ida e volta, para que atletas e paratletas disputem competições nacionais e internacionais. Nesse edital, o investimento irá girar em torno de R$ 2 milhões em incentivo para competidores de alto nível.
A previsão é de que mais de 600 passagens com destinos nacionais e internacionais sejam emitidas por meio do programa. Cada competidor poderá ser contemplado com, no máximo, três viagens. Resultados dos últimos quatro anos valerão como critério para pleitear o benefício.
Os editais já estão disponíveis no site da SESPORT para consulta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta