Vitória
O programa Bolsa Atleta da cidade de Vitória está oficialmente lançado para o ano de 2023. Na manhã desta terça-feira (11), o secretário de esportes da Capital, Rodrigo Ronchi, divulgou o edital do programa de incentivo, juntamente com o prefeito Lorenzo Pazolini, em solenidade realizada na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), que contou com a presença de atletas, paratletas e outras personalidades do esporte capixaba.
Em 2023, 70 vagas serão ofertadas, representando um crescimento de 64% no número de bolsas, que também receberam um aumento de 40% no valor do incentivo. Os contemplados são atletas e paratletas de alto rendimento que representam Vitória em competições oficiais no âmbito municipal, nacional e internacional.
O benefício consiste no apoio financeiro e estrutural à atletas e paratletas de alto rendimento. São praticantes de modalidades esportivas olímpicas, não olímpicas e paralímpicas, vinculadas ao Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro (COB).
“Esse movimento cria um sentimento de amparo e estruturação para os atletas capixabas, que vão contar com um reajuste que não era feito há 18 anos. Além disso, os atletas contam agora com um combo que promove saúde, educação, consultoria e preparação física”, disse Rodrigo Ronchi.
Em 2023, os competidores vão contar com um plano de benefícios, chamado de Plano Atleta, que inclui exames médicos, consultoria esportiva com profissionais qualificados e certificados, projetos de preparação física e uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior. Tais benefícios contam com um desconto de 50% nas empresas parceiras da PMV.
“Estamos vendo um avanço gigantesco com uma melhora significativa nos serviços ofertados. Dessa forma, vamos conseguir formar cada vez mais pessoas e atletas para a sociedade. O esporte, além de formar atletas forma cidadãos, e isso tem que servir como ferramenta para toda a população”, disse Mariana Gesteira, nadadora medalhista nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, contemplada pelo programa da PMV.
Para Mariana, o programa da Capital Capixaba deveria servir como modelo para mais cidades ao redor do Espírito Santo e do Brasil.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de julho. O edital foi oficialmente divulgado para toda a comunidade nesta quarta-feira (12), com todos os detalhes, orientações e informações sobre o programa. Por lá, as informações de inscrições e requisitos detalhados de participação também são informados. Confira abaixo:
“Um movimento como esse traz esperança. É uma política pública para atender os esportistas, não só com a concessão de bolsas, mas também em todo o aspecto físico, emocional e educacional. Estamos fazendo uma revolução no esporte de Vitória”, disse o prefeito Lorenzo Pazoli, em entrevista para A Gazeta.
“Temos um aumento no número de bolsas e no valor ofertado, e isso tudo faz a diferença na vida das pessoas, pois o esporte cuida, trata e traz a esperança de dias melhores. Com um esporte vitorioso teremos uma cidade cada vez mais forte”, complementou Pazolini.
Além do Bolsa Atleta, Pasolini reafirmou o compromisso da Capital com outros projetos que incentivam o esporte capixaba. “Temos o Esporte na Comunidade, temos os projetos nos bairros que promovem a reforma das quadras e tudo isso visa possibilitar que crianças e adolescentes tenham atividades lúdicas e esportivas”, finalizou o prefeito.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta