O lutador capixaba Emanuel Guimarães, 14, conquistou a medalha de ouro do Campeonato Mundial Gymnasiade Sub-15 2023. Ele é natural de Linhares e chegou ao título após vencer o rival do Cazaquistão na última quinta-feira (24), no Parque Olímpico, Rio de Janeiro. Antes, venceu o representante da Ucrânia pela semifinal no dia 21.
A competição foi realizada do dia 19 ao 27 de agosto, no Rio de Janeiro, reunindo delegações de 43 países diferentes. Emanuel exaltou a conquista e afirmou que a medalha é a coroação de todo o seu esforço. "Cara foi uma sensação de dever cumprido, de ver que todos os sacrifícios, tudo aquilo já passei ao longo da minha carreira valeu a pena", declarou o lutador capixaba.
"Comecei a lutar e me interessei pelo boxe aos 4 anos de idade por causa do meu pai, que começou a dar aulas de boxe e eu me interessei", contou Emanuel, que atualmente vive em São Paulo e treina na Fundação Gibi Esporte e Educação, em Taboão da Serra.
Além de Emanuel, os outros atletas brasileiros foram muito bem na competição. O Brasil conquistou o topo do ranking, com o total de 282 medalhas, sendo elas 88 de ouro, 91 de prata e 103 de bronze. Foram 404 atletas que representaram o país na competição, e obtiveram uma marca histórica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta