> >
Capixabas querem fazer bonito na Copa das Federações de Beach Tennis

Capixabas querem fazer bonito na Copa das Federações de Beach Tennis

Principal competição da modalidade acontece entre os dias 12 e 15 de outubro, em Biguaçu-SC, no sul do País

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 12:27

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Camila Bonesi, atleta capixaba de beach tennis
Camila Bonesi, atleta capixaba de beach tennis. (Reprodução / Instagram)
João Barbosa
Estagiário / [email protected]

Entre os dias 12 e 15 de outubro, atletas capixabas embarcam para Santa Catarina, para a disputa da 7ª Copa das Federações de Beach Tennis, a principal competição da modalidade, que reúne cerca de 1.200 atletas de todo o Brasil.

A Copa das Federações 2022 será realizada no mesmo local do último ano, na Arena Maniacs, em Biguaçu-SC. A delegação capixaba contará com 48 atletas, nas categorias Pro, A, B, C, sub-14, sub-18, master (acima de 40 anos), tanto no naipe masculino, quanto no feminino.

De acordo com Anderson Richa, vice-presidente da Federação Espírito-santense de Tênis (FET), o beach tennis é um esporte em expansão no Estado. “O beach tennis é o esporte que mais cresce no Espírito Santo. A prática só aumenta em todas as praias do Estado, principalmente na Praia de Camburi, em Vitória”.

No Brasil, nenhuma competição da modalidade está acima da Copa das Federações, e ao nível mundial, a disputa mais importante é o World Tour. Para competições maiores, Anderson acredita que o ES pode figurar em breve. “Já temos vários atletas capixabas no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF). O que possui melhor classificação é o atleta Álvaro Campanharo, que será um dos capitães da equipe do Espírito Santo na Copa das Federações”, contou Richa.

Para a viagem até Santa Catarina, os atletas arcam apenas com o transporte. As demais despesas, como inscrição, uniforme e hospedagem são pagas pela FET.

OTIMISMO PARA A COMPETIÇÃO

Camila Bonesi, que disputa na categoria B Feminina, também irá representar o Espírito Santo na disputa no Sul do País. Ela conta com felicidade sobre a oportunidade de participar da Copa das Federações. “Estou muito feliz com a convocação e por poder representar o nosso Estado na mais nova modalidade esportiva que só vem crescendo! Expectativa a mil em levar nossa bandeira para conhecer e jogar os dias de competição perto dos melhores atletas do País”, contou.

Camila também demonstra confiança em bons resultados para a delegação capixaba. “Hoje temos vários atletas com grande potencial que já vem apresentando bons resultados em outras competições nacionais. Acredito que teremos ótimos jogos e nível alto com a turma que está indo pelo Estado”, afirmou a atleta.

Camila Bonesi tem otimismo para os resultados do Espírito Santo na Copa das Confederações
Camila Bonesi tem otimismo para os resultados do Espírito Santo na Copa das Federações. (Arquivo Pessoal)

COMO FUNCIONA A COPA

As entidades estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Tênis (CBT), disputam, na modalidade beach tennis, entre si em diversas categorias. O Estado que obtiver o maior número de pontos será considerado o Campeão Brasileiro.

Estão aptos para participar todos os atletas filiados em suas respectivas Federações Estaduais, que também devem estar vinculadas à CBT. Além de estarem adimplentes com a taxa anual do beach tennis da Confederação Brasileira e possuírem ranking reconhecido pela entidade. Em todas as categorias, são disputados até três jogos, sendo um de dupla feminina, um de dupla masculina e um de dupla mista.

No dia 11 de outubro, na Arena Maniacs, às 18 horas, será realizado o sorteio de chaves e confrontos da competição, e os competidores capixabas irão conhecer os adversários na disputa da Copa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais