> >
Comissão de Atletas declara apoio a Ana Moser e critica possível demissão

Comissão de Atletas declara apoio a Ana Moser e critica possível demissão

Após decisão do presidente Lula para promover mudanças em seu governo, pasta do esporte deve ir para o PP, com André Fufuca

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 10:06

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A ex-atleta Ana Moser participa de sessão solene da Câmara dos Deputados pela educação pública de qualidade
Ana Moser teve reunião com Lula para definir os próximos passos da pasta. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu nota na tarde desta terça-feira (5) defendendo a permanência de Ana Moser como ministra do Esporte. Na última segunda-feira (4), diversos órgãos de imprensa publicaram que o presidente Lula (PT) havia batido o martelo de que a minirreforma ministerial para contemplar o Centrão incluiria o Ministério do Esporte.

"O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor. A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros", diz a nota.

Além da Comissão de Atletas do COB, também assinam o posicionamento a Atletas Pelo Brasil (antiga Atletas Pela Cidadania), ONG que teve em Ana Moser sua voz ao longo da última década, e Movimento Esporte Pela Democracia, que conta, entre outros, com a ex-nadadora Joanna Maranhão e o ex-jogador de futebol Raí.

O grupo relata que, durante o processo eleitoral, Lula prometeu em reunião com eles que "era necessária uma 'revolução' na política pública de esporte, uma que ajudasse a 'construir uma boa política de esporte para este país, da infância até a terceira idade'.

"É justamente isso que a ministra Ana Moser tem se dedicado a fazer desde o início de sua gestão, mesmo com uma equipe reduzida e recursos escassos. É imperioso notar que, não fosse ela, não seria este o rumo da política de esporte. Lamentamos que, menos de um ano depois, em nome de uma pretensa governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas", reclama a nota.

De acordo com notícias veiculadas ontem, Lula pretendia anunciar a minirreforma até esta quarta-feira (6). O site Poder 360, porém, informa que o deputado André Fufuca, indicado pelo PP para ser ministro, esteve com Lula, foi convidado a assumir o Esporte, pediu para conversar com a bancada do partido, e ouviu dos colegas que eles querem um ministério maior.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais