> >
Confederação confirma mais competições nacionais de basquete no ES em 2023

Confederação confirma mais competições nacionais de basquete no ES em 2023

Coordenador da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) afirmou que o órgão quer trazer competições de maior relevância para o Estado, visando o fomento das categorias de base

Publicado em 8 de maio de 2023 às 11:37

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Serra recebeu o Brasileiro Interclubes de Basquete sub-19 no início de maio
Serra recebeu o Brasileiro Interclubes de Basquete sub-19 no início de maio. (Divulgação / CBB)
João Barbosa
Estagiário / [email protected]

Após a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete sub-19, disputado na Serra entre os dias 2 e 7 de maio, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com a Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), afirmou que o Espírito Santo está apto a receber novas competições de nível nacional ao decorrer de 2023.

Alex Oliveira, coordenador da CBB, afirmou que o órgão nacional está satisfeito com a estrutura para as disputas no Estado, e que a CBB trabalha em conjunto com as equipes do Espírito Santo para que mais provas nacionais sejam disputadas aqui.

“Já é o terceiro ano que a CBB, junto com a Fecaba, e o Instituto Viva Vida/Cetaf, realiza as competições de basquete da mais alta relevância no cenário nacional, sempre com intuito do fomento na base para ajudar no desenvolvimento no Estado. A estrutura atende as nossas expectativas, é claro que procuramos melhorar sempre e contamos com ajuda do poder público municipal e estadual”, iniciou Alex.

De acordo com Alex, o trabalho atual é para a realização do Brasileiro de Seleções Estaduais sub-16, que será realizado entres os dias 16 e 22 de maio, na Serra. Já em junho, o Espírito Santo também vai receber o Campeonato Brasileiro Interclubes Nacional sub-17, com realização em Vila Velha, entre os dias 23 e 29.

12 equipes de todo o Brasil disputaram o Brasileiro Interclubes de Basquete sub-19 na Serra
12 equipes de todo o Brasil disputaram o Brasileiro Interclubes de Basquete sub-19 na Serra. (Divulgação / CBB)

“A CBB escolheu o Espírito Santo também para sediar duas etapas do treinamento 3x3 categoria sub-18 que vai disputar o Mundial em agosto, com os atletas Arthur Louzada e Letícia Fontana”, adiantou Alex.

O coordenador explica a importância de competições que valorizam as categorias de base, pois é assim que grandes nomes do esporte são lançados ao mundo. “O Espírito Santo revelou vários jogadores após a era do nosso Oscar Schmidt. Luiz Felipe, Anderson Varejão e hoje temos Didi Louzada como uma realidade do basquete internacional, penso que essas competições atraem cada vez mais praticantes da modalidade e ajudam a revelar atletas para servir as seleções de base e adulta. Arthur Louzada, Sofia Moschen, Letícia Fontana, Maria Clara são alguns exemplos. São atletas que já constroem uma carreira visando a seleção brasileira adulta”, disse.

Além de sinalizar as próximas competições que o Espírito Santo vai sediar, Alex frisou que novos projetos para o desenvolvimento do esporte capixaba são estudados para os próximos anos.

“A CBB está apoiando a Fecaba no planejamento e organização dos eventos, e em breve teremos novidades. A ideia é continuar com as competições no Estado, pois, dessa maneira, iremos tornar o Espírito Santo um polo de eventos e desenvolvimento de atletas. A CBB junto à Fecaba e ao Instituto Viva Vida/Cetaf estuda uma maneira de entrar nas escolas, passe importantíssimo para estimular as crianças a praticar a modalidade”, finalizou Alex Oliveira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais