A espera acabou! Seis anos depois da última participação, o Espírito Santo volta a ter uma equipe feminina disputando a Liga Nacional de Handebol (LNH). E a estreia do Handebol Clube Capixaba (HCC) na principal competição brasileira da modalidade acontece na próxima segunda-feira (27), às 19h, na Arena Jacaraípe, na Serra, contra o São Carlos (SP). A entrada para acompanhar o jogo é gratuita.
Comandada pela treinadora Kátia Amanajás, a equipe entra na competição na Conferência Sudeste da Liga junto com São Carlos (SP), Sorocaba (SP), Pinheiros (SP) e Suzano Costa (RJ). Ao todo, serão oito jogos na primeira fase, quatro em casa e quatro fora, com as quatro mais bem colocadas garantindo vaga na próxima fase, o Main Round.
“Estamos muito felizes de voltar a participar da Liga Nacional, que é a principal competição de handebol do país. Para o Espírito Santo, esse retorno é muito valioso, pois vai recolocar o Estado na maior vitrine do Brasil e vai nos agregar experiência e rodagem”, frisou Kátia.
Treinando desde o fim de fevereiro, o HCC montou uma equipe formada, em sua maioria, por atletas capixabas e alguns outros destaques que vieram de fora do Estado.
“Criamos um time jovem de propósito. Queremos esse perfil de meninas, que sejam introduzidas no alto rendimento de forma consistente, com uma mentalidade muito profissional. Estamos trabalhando muito forte, amadurecendo esse elenco, para que o Espírito Santo tenha uma representatividade forte no mais curto espaço de tempo que a gente conseguir”, disse a técnica.
A segunda partida do time capixaba também será em casa. No dia 9 de junho, domingo, o Handebol Clube Capixaba recebe o Pinheiros, às 10h, também na Arena Jacaraípe.
Depois, a equipe faz quatro jogos fora e volta para o Espírito Santo para realizar suas duas últimas partidas. De acordo com o calendário, o último jogo nesta primeira fase acontece no dia 14 de julho.
A Conferência Sudeste da Liga Nacional Feminina 2024 será disputada por cinco equipes, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. As quatro equipes mais bem classificadas avançam para disputar o “Main Round” contra as equipes da Conferência Sul, na disputa pelas últimas cinco vagas para a Fase de Grupos.
A Fase de Grupos contará com 12 equipes, sete do Sul/Sudeste, duas do Norte, duas do Nordeste e uma do Centro-Oeste, será disputada de forma concentrada em uma única cidade. As equipes serão divididas em duas chaves com seis equipes cada. Os jogos serão apenas dentro das próprias chaves, sendo que os dois primeiros de cada chave se classificam para o Final Four da Liga.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta